1 de abr. de 2017

Médico Vital Amorim presta contas de sua visita a Umarizal e fala sobre o futuro da cidade

Depois das últimas eleições municipais, o médico Vital Amorim esteve por 15 dias no mês de março visitando suas bases na cidade de Umarizal (RN) e faz uma prestação de contas sobre esse período que pôde presenciar a real situação encontrada pela atual gestão municipal.


Ao logo das duas semanas em que esteve na cidade, Dr. Vital (como é mais conhecido), realizou inúmeras consultas, foi conhecer a precariedade da estrutura do Centro de Saúde Dom Eliseu Mendes deixada pelas gestões passadas, visitou creches, escolas, os postos de saúde, a feira dos animais, entre outros equipamentos do município.

Após conhecer em loco a atual situação da principal unidade umarizalense de saúde, o médico que já foi diretor de grandes hospitais em Natal e é um dos maiores responsáveis pela expressiva vitória da prefeita Elijane Paiva (DEM) e de seu vice-prefeito Raimundo Dias (PPS), elaborou um novo projeto para a conclusão da reforma daquela unidade localizada no centro da cidade.

"Visitei o Centro de Saúde Dom Eliseu Mendes e fiquei muito preocupado com o estado físico daquele prédio e com os equipamentos. Ali é uma unidade de saúde e a atual situação é totalmente insalubre e sem a mínima condição de se ter um atendimento de qualidade à população", comenta o médico.

"Diante dessa situação, fomos conhecer a estrutura do antigo centro de saúde, no centro, e que foi deixado abandonado pela antiga gestão e diante do que vimos, nos reunimos com a prefeita Elijane para trabalharmos um novo projeto para a conclusão daquela reforma e no mais breve espaço de tempo, voltar o atendimento de urgência e emergência para o lugar que nunca deveria ter saído", destaca Vital.

O período em que Vital esteve na cidade, serviu também para os devidos agradecimentos pela confiança que os amigos e a população em geral depositaram nele e decidiram acompanhá-lo, votando e elegendo a composição majoritária em Umarizal. Nesses dias, o médico amigo esteve reunido por diversas vezes com a chefe do executivo e com diversos secretários municipais.

"Após as eleições, retornei à Umarizal, primeiro para parabenizar a prefeita Elijane pelo início de uma grande administração e depois rever os amigos, agradecendo a confiança que me deram na escolha de Elijane e Raimundo. Não fui atrás de emprego, quero ser um parceiro da gestão, colaborando na sua administração para melhorar a cidade de Umarizal", acrescenta.

"Já vi resultados na cidade. Visitei os postos de saúde, creches, escolas, vi o trabalho na manutenção da iluminação pública, da limpeza da cidade. Tudo isso graças aos esforços e empenho daquelas pessoas que trabalham em seus respectivos setores com dedicação para atender bem a população".

Sobre o futuro de Umarizal, Vital Amorim destaca: "Devemos ter ânimo, vontade de fazer. Pois temos obrigação de ajudar a administração municipal. Sejam secretários, vereadores, funcionários ou a população em geral, devemos ajudar através de uma parceria com os comerciantes e lojistas da cidade. Umarizal começou a entrar no caminho certo e muito em breve estaremos colhendo os primeiros frutos desse trabalho", afirma Vital.

Para finalizar, o empolgado e esperançoso médico destaca os avanços já comemorado nos quatro cantos da cidade na área da saúde: "A saúde vai muito bem. Todas as equipes do PSF completas e funcionando perfeitamente, médicos e demais profissionais da saúde trabalhando em regime de plantão no centro de saúde, várias especialidades médicas sendo ofertadas aos munícipes. Isso é trabalho e fico muito feliz em presenciar tudo isso".


"Quero parabenizar de forma especial ao trabalho e dedicação da competente enfermeira Liane Amorim, coordenadora dos programas da Saúde Básica, e ao secretário de Saúde, Ubiratan, pelo trabalho desenvolvido até o momento. A saúde de Umarizal caminha a passos largos e avança em qualidade", finalizou Dr. Vital.

Secretaria Municipal de Educação Divulga o Resultado dos Candidatos Habilitados na I FASE para o Programa Mais Educação 2017 em Umarizal


O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.