1 de fev. de 2017

Secretaria de Saúde enviou a Capital do Estado médicos para um Curso de Capacitação.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), buscando melhorar a capacitação de seus profissionais assim como o atendimento a toda população de Umarizal (RN), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) e Ministério da Saúde, enviou à Capital do Estado os médicos Diogo Martines e Camila Amorim para um Curso de Capacitação Sobre Manejo Clínico das Arboviroses.

  O treinamento aconteceu na manhã/tarde desta quarta-feira (01) no auditório da Faculdade de Educação Física (FAEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal e contou com a participação de médicos que atuam nos serviços de atendimento à Saúde da Família.
Arboviroses - São as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).
Existem 545 espécies de arbovírus, sendo que 150 delas causam doenças em seres humanos. Apesar de a classificação arbovirose ser utilizada para classificar diversos tipos de vírus, como o mayaro, meningite e as encefalites virais, hoje a expressão tem sido mais usada para designar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como o Zika vírus, febre chikungunya, dengue e febre amarela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário