8 de out. de 2016

Universitários de Umarizal sofrem com o cancelamento do ônibus estudantil.

   Universitários de Umarizal sofrem com o cancelamento do ônibus estudantil.


Há mais ou menos 4 anos, estudantes universitários de Umarizal recebiam o auxilio da prefeitura municipal que disponibilizava um dos de seus ônibus escolares para fazer o transporte destes estudantes até as cidades de Caraúbas e Mossoró. Os alunos, todas as segundas-feiras, antes das 5 horas da manhã, se deslocavam até a prefeitura de Umarizal e lá aguardavam o transporte que cumpria o trajeto supramencionado.


Ocorre, porém, que esta semana, logo após as eleições municipais, na qual o prefeito atual não obteve êxito, o transporte escolar dos universitários foi cancelado. Reiteradamente, os alunos buscaram uma explicação plausível para o cancelamento do transporte, contudo não tiveram suas indagações respondidas.
Na tarde de hoje, 07 de outubro, em entrevista na rádio local, o atual chefe do poder executivo alegou ter cancelado o serviço em razão de estar precisando cortar gastos na prefeitura.
Como é sabido por todos, o município somente possui a obrigação de fornecer transporte escolar para os estudantes da rede municipal de ensino. Entretanto, também é de conhecimento geral que o engradece uma cidade, uma nação, é a educação.
Agora, diante da decisão do prefeito em exercício, cerca de 70 (setenta) estudantes universitários, que se esforçam diariamente para, mesmo com pouquíssimo incentivo municipal, dar continuidade ao ensino superior, se encontram prejudicados.
As famílias da maioria desses estudantes que dependem do transporte em comento, não dispõem de condições financeiras para semanalmente custear as passagens dos mesmos em carros alternativos, pois já transferem o pouco recurso que possuem para sustentar seus filhos com alimentação, material escolar, aluguel, entre outras despesas.
Muitos desses estudantes sonham concluir suas faculdades e almejam retornar à cidade de Umarizal com vistas a torna-la melhor.
Desta feita, ainda que não seja obrigação municipal fornecer tal transporte, os universitários exigem respeito para com a classe estudantil, de modo que o Sr. Prefeito reconsidere sua decisão e volte a disponibilizar para eles o ônibus escolar, não se deixando influenciar por questões político partidárias.
Outros tantos setores são passíveis de cortes de gastos, devendo, no entanto, o gestor, priorizar sempre os setores da educação, saúde e segurança, visto que estes são aos olhos de toda e qualquer população, os ramos fundamentais, digam-se indispensáveis.
Fica aqui, pois, o apelo dos universitários que dependem do transporte em apreço, contando todos com o apoio da população Umarizalense para solucionar tal problemática.
Texto: Estudantes Universitários