27 de abr. de 2016

Elijane Paiva (DEM) foi a opção mais votada na enquete do Umarizalense


Enquetes de sites ou blogs, não são e nunca serão as fontes mais confiáveis de pesquisas, mas não deixam de ser um "norte" para políticos e um instrumento de expressão de opinião para população. Com esse pensamento e com o objetivo de avaliar a aceitação de sete nomes de pré-candidatos umarizalenses (sem cargos definidos em sua maioria), que o Umarizalense lançou a seguinte enquete: Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para ser prefeito de Umarizal?

Com 42% (587 votos), Elijane Paiva (DEM), foi a opção mais votada. Em segundo, Erick Guerra "O Caçador" (PR), com 41% (585 votos) e em terceiro, Marcos Fernandes (PSD) com 5% (70 votos). A enquete ficou disponível durante 20 dias no site e nesse período foram contabilizados 1397 votos. Foram colocados também os nomes de Erico Onofre (PMDB) 4% (63 votos); Washington Sales (PSB) 3% (47 votos); Jadson Jatão (DEM) 1% (14 votos); e Juarez Moura 0% (6 votos). A opção "nenhum" recebeu 25 votos (1%).

Dos sete nomes selecionados pelo Umarizalense para compor a enquete, apenas três já tem defino qual cargo irá pleitear nas eleições de outubro: Elijane Paiva, Juarez Moura e Marcos Fernandes; dois (Erico Onofre e Erick Guerra), aguardam resultados de pesquisas para saber como está a aceitação da população aos seus nomes. Washington Sales ainda não se pronunciou oficialmente sobre qual caminho tomará no pleito eleitoral deste ano. Já Jadson Jatão afirma que buscará mais uma vez uma cadeira no legislativo umarizalense.

Nas ruas

Nas ruas, a palavra de ordem da população é "mudança", expressões que evidencia o desejo do povo por uma nova administração, seja ela executiva ou legislativa. Nesse parâmetro, nomes como os de Elijane e Erick (assim como na enquete) despontam. Os nomes dos dois são os mais citados para ocupar uma vaga no executivo umarizalense.

Indefinições

Apesar de pesquisas, enquetes e os debates das ruas, quem vai definir mesmo quem serão os candidatos oficiais (de Oposição e Situação) serão as convenções partidárias. Mesmo assim, nos bastidores da política local, lideranças já tentam nortear quais serão rumos os inúmeros pré-candidatos do município irão tomar.

Ainda não se sabe, por exemplo, se Washington buscará a renovação do mandato no legislativo ou se tentará conquistar a cadeira de prefeito. O vereador é cogitado também para ser vice, numa eventual candidatura oficializada a prefeito de Marcos Fernandes, porém quem também é cotado para assumir o posto é o empresário Gilcar, que na campanha passada apoiou a campanha de Mano. Há boatos também de que o parlamentar estaria dialogando com a pré-candidata Elijane Paiva, mas nada confirmado.

Erico Onofre

Depois que se lançou pré-candidato sem definir qual cargo irá pleitear, o vereador detentor de três mandatos na câmara, Erico Onofre, líder do PMDB do município, aparentemente não abre mão de encabeçar uma chapa nas eleições deste ano. O parlamentar disse que segue as orientações das lideranças estaduais do seu partido (Principalmente Henrique e Garibaldi) e que dificilmente disputará novamente a eleição como candidato a vereador. Erico e o PMDB integram (Ou integravam a base da pré-candidata a prefeita Elijane, mas com a disponibilização do seu nome para avaliação partidária e populacional, já não é certo a coligação do seu grupo com a oposição. Pelo discurso na última sessão do legislativo, o vereador está aberto a diálogos, sem distinção de partido.

Marcos

Apesar dos esforços que vem fazendo para manter o executivo funcionando, o prefeito em exercício Marcos Fernandes já não goza de grande popularidade no município. Marcos, detentor de cinco mandatos consecutivos no legislativo, chegou a função  de prefeito com o afastamento de Mano Onofre em julho do ano passado e assumiu um governo já gasto, com salários atrasados e com uma grave crise financeira. O chefe interino do executivo é tido como o responsável por "aliviar", o desgoverno iniciado na gestão Mano, mas até o momento não conseguiu desvencilhar o seu nome, do grupo situacionista que nos últimos anos governa Umarizal.

Jatão

Um dos nomes que mais crescem nas ruas de Umarizal (E também em pesquisas internas realizadas por partidos), é o do radialista Jatão. O locutor disse que irá tentar, assim como na eleição de 2012, assumir uma vaga no legislativo, porém há boatos de que lideranças já o sondam para compor uma pre-chapa como vice.

Do O Umarizalense
Parceiros da Informação

Acompanhe nossa programação semanal... O bar do vaqueiro tá com as melhores atrações da semana, tudo ‪#‎topdasgalaxia‬ pra vc. Lembrando que já estamos funcionando, venha almoçar com a gente!


Comunicado da Justiça Eleitoral



A justiça da 39ª Zona Eleitoral, que compreende Umarizal e Olho D´água do Borges, comunica que está acabando o prazo para quem quer fazer o título pela primeira vez, fazer transferência ou revisão do título.

informa que, quem tiver interesse e pretenda evitar grandes filas de espera, compareça até o final do mês de abril de 2016.

conforme portaria Nº 04/2016, Dias 02 a 04 de Maio do corrente ano serão os últimos dias do prazo, até as 13 horas. nesse horário os portões serão fechados e haverá distribuição de fichas para os que estiverem dentro do fórum eleitoral e não será atendido quem não tiver ficha.

Ressalta-se, novamente, que , para quem tem interesse, não se deve deixar para os últimos dias em razão de poder haver sistema lento, documentação do eleitor incompleta, eventuais multas, dentre outros fatores que podem fazer com que o atendimento demore mais tempo.        

Em Nova York, Sergio Moro participa de jantar de gala da revista Time


moro_time
O juiz federal Sergio Moro e a sua esposa, Rosangela Wolff, participaram de um evento realizado nesta terça-feira, em Nova York, pela revista norte-americana Time. O jantar de gala foi promovido para homenagear as personalidades mais influentes do mundo eleitas pelo próprio periódico.
Moro figura nesta lista na categoria “Liderança” ao lado de personalidades como a chanceler alemã Angela Merkel, os pré-candidatos à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump e Hilary Clinton, o presidente Barack Obama e o presidente francês, François Hollande.



“Em primeiríssima mão para os curtidores da nossa página. Sergio Moro representa Brazil. Festa revista TIME!”, escreveu Rosangela na página que ela criou no Facebook para apoiar o marido. Até as 21h55min, a publicação tinha 81 mil curtidas, 15.775 compartilhamentos e 7 mil comentários.

Nada de data para o pagamento do mês de agosto do RN

O governo do Estado do Rio Grande do Norte ainda não se pronunciou sobre o pagamento dos servidores referente ao mês de abril. Falam que vai atrasar.

Não acredito. Depois do dia 30 de abril saberemos.