24 de mai. de 2016

"QUEM SE OMITE, PERMITE" CONSELHEIRO TUTELAR CHAMA ATENÇÃO PRA IMPORTÂNCIA DA DENUNCIA


Denunciar é preciso. Foi o que reforçou o conselheiro tutelar Bruno Henrique durante a Blitz Educativa promovida pela Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na manhã desta segunda-feira (23), em frente à prefeitura de Umarizal. A ação teve como objetivo conscientizar motoristas e motociclistas sobre o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, reforçando o Disque 100, ferramenta de denúncias que a população pode utilizar para informar às autoridades competentes sobre algum caso de violação de direitos que esteja acontecendo na comunidade.
“É uma campanha de combate ao abuso e a exploração sexual que é uma temática muito forte e que infelizmente acontece e nós, enquanto órgão de defesa estamos aí para garantir que esses serviços realmente sejam cumpridos e pra isso precisamos de todos os nossos parceiros. CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, delegacia de Polícia”, destacou Bruno.
O conselheiro também desatacou que além do Disque 100, o cidadão pode também fazer a denúncia presencialmente indo a um dos órgãos municipais que darão o andamento correto para cada caso.
“Pontos de denúncia, muito simples. Procure o Conselho Tutelar, procure uma Delegacia de Polícia ou se não quiser se identificar, liga para o Disque 100 que cai nas relações humanas em Brasília, de lá vem para o Ministério Público na forma de e-mail e esse e-mail chega até o Conselho. Ou seja, chega ao conhecimento dos órgãos competentes. Aí nós vamos fazer visitas e os primeiros procedimentos”, explica.
Bruno também chama a atenção para os casos de omissão, quando alguém tem conhecimento de um abuso ou outra violação de diretos das crianças e adolescentes e não faz a denúncia. "Infelizmente é uma realidade que acontece e é muito triste, mas isso não significa que nós enquanto população não possamos fazer alguma coisa. Se você souber de alguma coisa desse tipo denuncie não custa nada, então não se omita, porque quem se omite, permite. Disque 100”.
Do O Umarizalense - A Notícia em Boas Mãos

Nenhum comentário:

Postar um comentário