7 de out. de 2015

Vereadora Neide Freitas (PSD) procura junto a CAERN solução para a constante falta d’água em nosso município.

Quem pensou que a vereadora Neide Freitas iria aproveitar o dia de hoje para comemorar seu aniversário se enganou, a parlamentar e também primeira dama do município passou o dia trabalhando normalmente, e em sua agenda diária Neide procurou junto a CAERN do nosso município saber o porquê da constante falta d’água que está ocorrendo em nossa cidade.

Por telefone a Vereadora Neide entrou em contato com este blogueiro, para informa a toda população de Umarizal que o município está fazendo sua parte, e espera que a CAERN possa resolver esse problema o mais rápido possível. “ Não é justo pagarmos a conta de agua em dia se não temos o fornecimento adequado para atender todos os bairros com igualdade, falei hoje por duas vezes com o representante da CAERN em nosso município, e o amigo mundinho disse que até sexta – feira acredita que tudo estará normalizado, mundinho me disse que está esperando apenas uma equipe de Pau dos Ferros vim até Umarizal para estalar medidores que possam controlar o abastecimento de cada bairro. ” Disse Neide Freitas – Vereadora e primeira Dama do Município.        

TSE tem poder para cassar Dilma Rousseff, confirma jurista

O jurista Ives Gandra Martins, professor emérito da Universidade Mackenzie, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército e Superior de Guerra e membro da Academia Brasileira de Filosofia, disse em entrevista ao Broadcast Político (serviço de notícias em tempo real da Agência Estado) que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem competência para anular a eleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e de seu vice Michel Temer (PMDB), caso comprove que sua campanha foi abastecida com verbas vinculadas à corrupção. “O TSE quer saber se o dinheiro da corrupção abasteceu a campanha (de Dilma)”, disse.
Num contraponto ao jurista Dalmo Dallari que, em parecer, alegou que o TSE não teria competência para cassar o mandato de Dilma, Gandra diz que, se a corte não tivesse competência para isso, ficaria sem função.

“O TSE tem obrigação (de ver essas questões), se não, a corte não teria função nenhuma. O TSE pode anular (uma eleição) com a maior tranquilidade, a corte tem competência para isso. A função do tribunal é saber se o cidadão pode ou não assumir e se o processo foi ou não devido, de maneira que está na sua competência verificar se a campanha foi ilegal ou não”, reiterou, dizendo que respeita muito Dallari e que os dois são muito amigos. “Gosto muito do Dallari, mas aí não está se discutindo impeachment.”

José Agripino em apuros: STF manda abrir inquérito para investigá-lo

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (7) abertura de inquérito para investigar o senador José Agripino Maia (RN), presidente nacional do DEM, por suposta prática de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
De acordo com o pedido, as investigações apontaram que o senador combinou pagamento de propina com executivos da OAS, uma das empreiteiras alvo da Lava Jato. O dinheiro teria sido desviado da obra do estádio Arena das Dunas, em Natal.



Ao G1, o senador José Agripino disse na segunda-feira (5) que se colocará à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos. “Apesar de achar essa acusação absolutamente absurda, descabida e inverídica, eu me colocarei à disposição do Judiciário para promover os esclarecimentos que forem necessários”, declarou. Por meio de nota, a assessoria da OAS afirmou que a empreiteira “nega as alegações”.

POPULAÇÃO DE UMARIZAL COBRA SOLUÇÃO DA CAERN PARA FALTA DÁGUA POR CONTA DO RACIONAMENTO

O racionamento deveria durar apenas 48 horas, mas para muitos moradores dos bairros Novo Horizonte, Mutirão, Caraíbas, São José e são Francisco, a água já não chega há dias. É o que vem relatando a população por meio das redes sociais e através de programas de rádio na FM local. Os que estão sofrendo com a situação cobram uma explicação da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e do poder público local.

Alegando a grave crise hídrica que atinge o Rio Grande do Norte, a Caern deu início no final do mês passado ao processo de racionamento de água no município. A companhia interrompe o abastecimento no sábado às 6h e o produto só volta a chegar as residências às 6h da segunda-feira. O problema é que a água retorna para todos.

O fato se dá, segundo funcionários da companhia, porque o sistema de abastecimento de Umarizal é gravitacional, ou seja, a água não volta a todas as localidades de uma só vez. Os principais prejudicados são moradores de bairros mais elevados onde o intervalo de tempo para reabastecimento total é mínimo.

Apesar de concordarem com o racionamento, a população cobra uma solução para interrupção prolongada em parte do município. Uma moradora do bairro Caraíbas relatou em sua página na rede social Facebook que está há 15 dias sem água.

“Aqui no Bairro Caraíbas ta com mais de 15 dias que não vem água. Tudo bem, sou a favor do racionamento mais, mas não estão liberando água para o Caraíbas, mas todos os meses vem o papel pra pagarmos”, relata a moradora.

O problema tem indignado muitos moradores porque, segundo relatos deles, mesmo sem a água chegar a conta da companha chega normalmente todos os meses. Uma outra publicação uma moradora do bairro Mutirão também relata a falta d’água na comunidade.

“Gostaria de saber o que a Caern vai fazer pra chegar água até aqui no conjunto Mutirão, pois estamos todos sem água, mas o papel já está chegando. Vamos todos pagar água sem consumir? Cadê nossos direitos? ”, questiona.

A mesma moradora ainda relata na sua postagem na rede social que já pensa em pedir desligamento do fornecimento “Pois não temos obrigação nenhuma de pagar por algo q não consumimos. A empresa nos deve explicações e vai ter que dá”.


Ainda segundo os relatos nas redes, muitos tem procurado a companha, porém a resposta é sempre a mesma: O fato se dá pelo racionamento e o problema já está sendo resolvido. Uma internauta contou que “os bairros mais carentes”, já estão comprando água de carro pipa para não ficar sem o produto.

“Gente a população pobre da nossa cidade já está em estado de seca. Os bairros mais carentes já estão comprando pipas de água porque não vem água da Caern. O açude nem secou e a gente já está sem água”, postou.

A mesma internauta diz que até já tentou ligar para Caern, mas não houve resposta.  “A gente liga eles dizem que não pode fazer nada e desligam na nossa cara. Se eles não podem fazer nada quem pode ?” Questiona.

O Umarizalense - Referência na Informação.

Para driblar colapso, moradores criam rede de água independente no RN

Em Riacho de Santana, família explora poço e vende água encanada.
Sem água na rede do estado, o abastecimento foi suspenso em 2013.

 

José Edigle Ferreira de Carvalho gerencia um dos sistemas independentes de abastecimento d’água em Riacho de Santana (Foto: Anderson Barbosa/G1)José Edigle Ferreira de Carvalho gerencia um dos sistemas independentes de abastecimento d’água em Riacho de Santana (Foto: Anderson Barbosa/G1)

Em Riacho de Santana, município da região Oeste potiguar, parte dos moradores da cidade instalaram uma segunda rede hidráulica para ter água encanada em casa. Mas é preciso pagar. Driblar o colapso no abastecimento, suspenso desde novembro de 2013 em razão da falta de chuvas no interior do estado, custa R$ 30 por mês. O dinheiro é pago a donos de poços que criaram sistemas que não dependem da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Atualmente, duas redes particulares fornecem água para aproximadamente 400 famílias.

Prefeito flagrado ao pagar propina é denunciado por seis crimes no RN

 

Prefeito de Ielmo Marinho, RN, foi flagrado pagando propina a testemunha de processo contra ele (Foto: Reprodução/ MPRN)Prefeito de Ielmo Marinho foi flagrado pagando
propina a testemunha (Foto: Reprodução/ MPRN)
O Ministério Público do Rio Grande do Norte denunciou o prefeito de Ielmo Marinho, Bruno Patriota Medeiros, por corrupção ativa, coação, prevaricação, suborno, falsidade ideológica e associação criminosa. A denuncia foi entregue à Justiça potiguar nesta segunda-feira (5). O prefeito foi afastado do cargo durante a operação 'Resistência', deflagrada no dia 18 de setembro. Bruno Patriota foi filmado pagando propina para mudar o depoimento de uma testemunha de um processo administrativo que corre contra ele na câmara da cidade localizada na região Metropolitana de Natal.

Nas investigações, o MP constatou que o prefeito ofereceu vantagens indevidas a dois vereadores, que também são funcionários públicos em Ielmo Marinho. Foram oferecidas quantias de R$ 35 mil para cada um com o intuito de que os representantes dos Legislativo local não recebessem uma denúncia por crime de responsabilidade contra o prefeito, protocolada por Luiz Carlos Bidu Medeiros, o mesmo que gravou o vídeo incriminando o prefeito.


Ex-governador do RN ficará em cela com 4 camas e TV por assinatura

 

CDP de Apodi foi recentemente reformado; presos trabalharam na obra  (Foto: Márcio Morais)

CDP de Apodi foi recentemente reformado; presos trabalharam na obra (Foto: Márcio Morais)
O ex-governador do Rio Grande do Norte Fernando Freire será transferido para o Centro de Detenção Provisória de Apodi nesta quarta-feira (7). A cela em que ele vai ficar tem 3 metros de largura por 4 metros de comprimento e possui quatro camas. No entanto, de acordo com a direção da unidade, ele ficará sozinho. A cela, que também tem banheiro, ventilador e TV por assinatura, fica afastada do pavilhão onde estão os demais detentos.
Ex-governador Fernando Freire foi condenado à prisão no RN (Foto: Marcelo Barroso/Tribuna do Norte)

Ex-governador Fernando Freire foi condenado à
prisão (Foto: Marcelo Barroso/Tribuna do Norte)
"Aqui, todos os presos têm TV por satélite. As assinaturas são pagas pelos próprios detentos", explicou Márcio Morais, diretor da unidade. O CDP de Apodi foi reformado este ano. Em fevereiro ganhou um novo prédio, que ampliou em quatro vezes a capacidade da unidade. Mesmo assim, a cadeia está lotada. O prédio suporta até 70 internos, mas tem atualmente 80 presos no regime fechado e 17 no semiaberto.
A obra custou R$ 150 mil, dos quais R$ 110 mil foram pagos pela Comarca de Apodi por meio da arrecadação de penas pecuniárias - multas aplicadas nos processos. O Ministério Público entrou com o projeto arquitetônico e os demais apoiadores contribuíram com cimento, tubos de aço, tijolos, telhas, equipamentos e uma cisterna com capacidade para 16 mil litros. A mão-de-obra incluiu 10 presos, que trabalharam como pedreiros e serventes de pedreiro.


Deputado Carlos Augusto Maia assume presidência estadual do PTdoB.


O deputado Carlos Augusto Maia assumiu a presidência estadual de seu partido, o PTdoB, Partido Trabalhista do Brasil. O advogado Julio Nascimento passa a ser o vice-presidente da legenda. 

"O trabalho de expansão da legenda vai continuar e se intensificar no Rio Grande do Norte. A cada eleição, estamos crescendo mais", observa o deputado.

No âmbito nacional, o PTdoB, possui atualmente, 19 deputados estaduais e representação nas Assembleias Legislativas de 13 Estados: Goiás, Maranhão, Sergipe, Rondônia, Paraíba, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Amapá, Acre, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

Em 2006, o partido elegeu um deputado federal, Vinícius Rapozo de Carvalho, pelo Rio de Janeiro. Em 2010, ampliou sua bancada na Câmara dos Deputados, com a eleição do seu presidente nacional, Luis Tibé-MG, Lourival Mendes-MA, Rosinha da Adefal-AL e Cristiano José Rodrigues de Souza-RJ, com o total de 642.422 votos (0,5%). O resultado de 2010 foi o melhor da legenda em relação às eleições anteriores.

Dilma tira o comando do Sebrae do PT e entrega ao PSD

Fontes do governo informaram pouco que a presidente Dilma Rousseff indicará o ex-ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, que é ligado ao PSD, para presidir o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
O atual presidente do SEBRAE Nacional, o sociólogo Luiz Barretto, indicado pelo PT, terá que renunciar ao cargo, forçando a realização de nova eleição pelo Conselho Deliberativo da entidade, que é composta em sua maioria por representantes do governo e ainda por líderes de confederações nacionais empresariais. Os petistas, claro, protestaram.

Manifestantes levam boneco de Dilma ao TCU


Manifestantes que defendem a saída da presidente Dilma Rousseff ergueram no fim da tarde desta terça-feira (6) um boneco inflável da petista – apelidado de Bandilma – em frente ao prédio do Tribunal de Contas da União (TCU) em São Paulo, na avenida Paulista. A informação é da Folha de São Paulo.
O ato foi organizado pelo movimento Nas Ruas, mas contou com o apoio de diversos outros grupos, como o Endireita Brasil, o Vem pra Rua e o Avança Brasil – Maçons. Os manifestantes escolheram o local para defender que o TCU reprove as contas da presidente Dilma por causa das pedaladas fiscais e para repudiar os recentes movimentos do governo, que pede a troca do ministro Augusto Nardes, relator do caso. Nardes recomendou a reprovação das contas, que serão julgadas pela corte nesta quarta (7).

Com bandeiras do Brasil, mini pixulekos (bonecos do ex-presidente Lula), cartazes, apitos, panelas e o apoio da buzina de alguns motoristas que passavam pela Paulista, os manifestantes gritavam palavras de ordem como “reprova, TCU”, “fora, PT” e “a nossa bandeira jamais será vermelha”. Os mini pixulekos eram vendidos a R$10.

O blog Parabeniza a vereadora e primeira dama do municipio Neide Freitas pela passagem de seu aniverssário.

Muita saúde e paz, e que Deus o arquiteto do universo possa estar sempre iluminando os seus caminhos...

Parabéns Neide de Marcos ........ 

Barroso vai relatar pedido de investigação contra o senador Agripino Maia no STF

Da Agencia Brasil
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido hoje (6) para relatar pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar o senador José Agripino Maia (DEM-RN) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.