10 de jun. de 2015

Justiça suíça fecha cerco contra Blatter e faz nova operação na sede da Fifa

Fifa negou que tenha sido alvo de uma operação e insiste que foi ela mesmo que entregou a informação, ao ser solicitada


Por Estadão Conteúdo
 
Justiça suíça fecha cerco contra Blatter e faz nova operação na sede da Fifa (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
Justiça suíça fecha cerco contra Blatter e faz nova operação na sede da Fifa (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
O Ministério Público da Suíça confiscou novos documentos eletrônicos do gabinete de Joseph Blatter, de seu braço direito, Jérôme Valcke, e dos diretores financeiros da Fifa, em mais uma etapa das operações contra a corrupção na entidade máxima do futebol mundial. Os dados foram levados nesta quarta-feira (10) e um novo processo criminal foi aberto pela Procuradoria Geral da Suíça.
A Fifa negou que tenha sido alvo de uma operação e insiste que foi ela mesmo que entregou a informação, ao ser solicitada. Ainda assim, o MP suíço garantiu que o confisco permitiu a abertura de mais um caso penal contra a Fifa.
No dia 27 de maio, a Fifa havia sido alvo de uma operação, no mesmo momento em que sete cartolas eram presos em Zurique, entre eles José Maria Marin, ex-presidente da CBF.
Naquele momento, mais de 2 terabytes de documentos eletrônicos foram confiscados, no que representaria o equivalente a 150 milhões de páginas. A Fifa, naquele momento, também insistiu que estava colaborando e que a ação era resultado de um caso aberto pela própria entidade.
Blatter, naquele dia, ainda não havia renunciado e seu assessor de imprensa, Walter de Gregório, insistiu que era um “bom dia para a Fifa”. Pressionado, o suíço anunciaria sua saída da entidade quatro dias depois – ele deixará a presidência no próximo congresso da Fifa, provavelmente no fim do ano.
Segundo fontes no MP, os suíços examinaram parte do material inicial e agora buscam novas evidências do que pode ser um caso de lavagem de dinheiro e corrupção. Até novembro do ano passado, a Justiça não tinha permissão para fazer operações na Fifa. Mas as leis mudaram diante da pressão da classe política suíça para uma revisão do status e privilégios da Fifa no país.
Atualizado em 10 de junho às 15:45

Eleição suplementar de Luís Gomes começa a empolgar eleitores com candidatos promovendo concentrações.


A Eleição Suplementar de Luís Gomes enfim começou a empolgar os eleitores do município, que irão às urnas no dia 5 de julho escolher novamente os representantes do Poder Executivo.

Com o início das concentrações públicas por parte dos candidatos, definitivamente a batalha eleitoral na cidade serrana começou a esquentar os ânimos da população.

Na noite desta terça-feira (09), a Coligação "Renovação, Trabalho e Paz", que tem como candidata a prefeita a médica Antônia Abrantes (DEM) e como postulante a vice o empresário Naninha (PSDB), realizaram um grande comício na Vila São Bernardo, algo que pode ser constatado nas imagens divulgadas pela assessoria de campanha.


Hoje à noite será a vez da dupla Mariana Fernandes (PMDB) e Luciano Pinheiro (PT), candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, pela Coligação "Unidos Para Reconstruir Luís Gomes", que realizarão uma concentração no bairro Sol Nascente, a partir das 20 horas, próximo ao campo de futebol.

A equipe de comunicação dos candidatos Nilsinho (Prefeito) e Júnior Cassiano (Vice-prefeito) ainda não divulgou a agenda para esta quinta-feira (11).

Pelo visto, o "caldeirão político" na terra de Nossa Senhora Santana irá ferver daqui pra frente, e até o dia 05 do próximo mês deverá atingir o ponto de ebulição, que esperamos ser benéfico para a população e, consequentemente, à democracia.

A sorte está lançada!

O jovem Umarizalense Ray Leonardo foi aprovado no exame da (OAB), mais um Advogado para nossa terrinha.



O professor e futuro advogado RAY LEONARDO OLIVEIRA DO NASCIMETO, sem surpresa para seu pai, José Radi Do Nascimento, foi aprovado após se submeter ao teste da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-RN. O mesmo só concluirá o curso em dezembro vindouro, no entanto resolveu antecipar o certame. Está apto para exercer a função após receber o “Canudo de Papel” (Martinho da Vila). Desde então meus PARABÉNS pela performance. Desejo – lhe que Deus ilumine-o no tocante a sempre buscar justiça, sem distinção.