21 de mar. de 2015

'Quem controla são os presos', diz juiz sobre penitenciárias do RN

                             Algumas unidades prisionais ficaram destruídas, como esta cela de Alcaçuz

                                                    (Foto: Divulgação/Sindasp-RN)

G1 - "O Estado controla os muros. O interior dos presídios é controlado pelos detentos". A afirmação é de Henrique Baltazar dos Santos, que é juiz da Vara de Execuções Penais de Natal desde 1990.

Para o magistrado, a crise que se instalou nos presídios do estado com rebeliões em série durante oito dias nesta semana não tem a ver com as más condições das unidades prisionais. "Os presos têm muitos motivos para se rebelar. Mas essa onda de motins não foi por nenhum desses motivos. Foi para eles mostrarem quem realmente manda", afirma.

Robinson garante gestão participativa no 1º Encontro de Prefeitos e Vereadores


robinsonencontro
“Seremos um governo parceiro de todas as prefeituras do Rio Grande do Norte”, destacou o Governador Robinson Faria, durante o 1° Encontro de Prefeitos e Vereadores do RN, realizado ontem, na Escola de Governo, em Natal. O líder do executivo estadual ainda garantiu que irá manter diálogo com os gestores de cada região do estado para identificar os gargalos e tentar solucioná-los, a partir de uma administração participativa. “Vamos governar juntos”, assinalou.

MPF vai pedir punição aos partidos políticos envolvidos na Lava-Jato, diz procurador


procurador
O procurador da República Deltan Dallagnol afirmou nesta sexta-feira que a força-tarefa da Lava-Jato deverá pedir a punição de partidos envolvidos com a corrupção em contratos de empreiteiras com a Petrobras. O procurador não informou quais seriam as punições. Até o momento, os pedidos de punição estavam restritos a políticos e dirigentes partidários.

Deputado Galeno Torquato confere título de cidadão potiguar ao ministro Gilberto Kassab


galenotitulo
O deputado estadual Galeno Torquato (PSD) participou ontem (20) – ao lado do governador Robinson Faria e do presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira (PMDB) – da entrega de título de cidadão norte-riograndense ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab (presidente nacional do PSD), durante o 1º Encontro de Prefeitos e Vereadores do Rio Grande do Norte, evento capitaneado pela Federação das Câmaras Municipais do Estado do RN (Fecam) e Federação dos Municípios do RN (Femurn). A proposição foi do próprio deputado Galeno, que justificou sua homenagem destacando a trajetória política de Kassab, que foi vereador, deputado estadual, secretário municipal de Planejamento, deputado federal, além de prefeito de São Paulo por duas vezes.