20 de mai. de 2014

Prefeituras têm 60 dias para disponibilizar informações nas unidades de saúde e também pela internet

O Ministério Público Federal (MPF) em Pau dos Ferros enviou recomendação à Secretaria Estadual de Saúde e aos prefeitos das 38 cidades de sua área de atuação para que seja adotado, no prazo de 60 dias, o funcionamento de registro eletrônico de frequência dos servidores públicos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A medida visa garantir também, à população, informações sobre horários e locais de trabalho de médicos, odontólogos, enfermeiros, entre outros profissionais.

A recomendação, assinada pelo procurador da República Tiago Misael, destaca que a legislação garante à sociedade informações sobre a atuação desses servidores e assegurar esse direito traz benefícios à população: “(...) é direito do cidadão saber os horários de atendimento de médicos, odontólogos, enfermeiros e demais profissionais da área de saúde vinculados ao SUS, tanto para contribuir com o controle do cumprimento de tais horários, como também para evitar esperas e filas desnecessárias.”

A Procuradoria da República no Município de Pau dos Ferros vem recebendo diversas denúncias por parte de cidadãos que não são atendidos no SUS pela ausência ou atraso de médicos, odontólogos, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde. Com a adoção das medidas previstas na recomendação, a expectativa é que esses problemas sejam reduzidos e até sanados.

Uma das ações recomendadas pelo MPF é a instalação, também dentro de 60 dias, de quadros que informem ao usuário o nome de todos os médicos, odontólogos, enfermeiros e demais profissionais em exercício naquele dia, além de detalhar sua especialidade e o horário de início e término da jornada de trabalho de cada um deles. Essas informações devem estar expostas em local visível na recepção das unidades.

“O quadro deverá informar também que o registro de frequência dos profissionais estará disponível para consulta de qualquer cidadão”, acrescenta o texto. Os dados com horários e locais de atendimento também deverão ser disponibilizados pela internet e as prefeituras devem adotar as providências necessárias para fiscalizar essas medidas, “sob pena de responsabilidade pelas ilegalidades que vierem a ocorrer”.

Os gestores que não acatarem as ações recomendadas estarão passíveis de responsabilização por quaisquer “eventos futuros imputáveis à sua omissão”. Cópias das recomendações serão enviadas para conhecimento das promotorias de Justiça locais; dos conselhos municipais de saúde; do Conselho Estadual de Saúde; e das câmaras de vereadores.
Confira abaixo a lista de municípios pertencentes à área de atuação da PRM Pau dos Ferros.
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Antônio Martins
Coronel João Pessoa
Doutor Severiano
Encanto
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Itaú
João Dias
José da Penha
Lucrécia
Luís Gomes
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Olho D'Água dos Borges
Paraná
Patu
Pau dos Ferros
Pilões
Portalegre
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Rodolfo Fernandes
São Francisco do Oeste
São Miguel
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Taboleiro Grande
Tenente Ananias
Umarizal
Venha-Ver
Viçosa

PF acha arma com registro vencido na casa do governador de MT

Pistola calibre 380 com licença vencida foi apreendida na casa de Silval.
Governador foi preso pela Polícia Federal e pagou fiança para ser liberado.

Kelly Martins Do G1 MT
Governador Silval Barbosa deixa a sede da Polícia Federal em MT (Foto: Reprodução/TVCA)Governador Silval Barbosa deixou a sede da Polícia Federal após pagar fiança (Foto: Reprodução/TVCA)
 
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), foi preso em flagrante pela Polícia Federal por posse ilegal de arma de fogo, em Cuiabá, durante desdobramento da Operação Ararath, que investiga crimes financeiros e lavagem de dinheiro, nesta terça-feira (20). Ao G1, o secretário estadual de Comunicação, Marcos Lemos, informou que o governador possui uma pistola calibre 380 e que foi encontrada pelos agentes da Polícia Federal durante o cumprimento de buscas na residência de Silval. Porém, segundo o secretário, a arma teria registro, mas estaria com a documentação vencida. O governador foi liberado após pagar fiança.
“Dessa forma, o governador teve que vir à Superintendência da Polícia Federal para prestar esclarecimentos. Ele [Silval] possui porte legal e o problema foi a data que está vencida”, frisou o secretário de Comunicação.

O governador já deixou a sede da Polícia Federal, onde ficou por cerca de quatro horas. Na saída, no entanto, não falou com a imprensa.
"A polícia não chamou o governador para prestar esclarecimentos sobre isso [Operação Ararath]. Ele foi conduzido para prestar esclarecimentos com relação à questão da arma que ele mesmo apresentou para a polícia. Não tem nada em relação à operação. Ele apresentou os documentos da arma. O delegado recebeu os documentos e visualizou que a questão do registro estar vencido não era do conhecimento do governador”, declarou o advogado Ulisses Rabaneda, logo após a saída do governador da Superintendência da Polícia Federal.

COMO EU JÁ PREVIA / Prefeito Brenno Queiroga continua prefeito de Olho D´água do Borges


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu liminar ao prefeito de Olho D água do Borges, Brenno Queiroga (PMDB) e sua vice Maria Elena no final da tarde desta Terça Feira (20). Brenno continuará prefeito para alegria do povo da cidade de Olho D’água do Borges que tem uma das melhores gestões do Rio Grande do Norte.

O trabalho do prefeito Brenno Queiroga em pouco mais de 2 anos já acumula vários prêmios da gestão que mudou a história da cidade de Olho D’água do Borges.

Brenno tinha sido afastado do seu cargo de prefeito pelo TER/RN que de forma estranha casou seu mandato de prefeito. Na visão de alguns cidadão, o TSE apenas corrigiu um erro do TER/RN.

"Nosso prefeito Brenno Queiroga é um dos melhores gestores do estado e não podemos deixar que a justiça impeça o progresso, o desenvolvimento da nossa cidade" diziam em coro vários populares comemorando a decisão do TSE.

LEONARDO RÊGO PODERÁ SER OPÇÃO DO DEM PARA O GOVERNO DO ESTADO



Foto: Marcos Dantas
                                                  Foto: Marcos Dantas
 
Lançado nas últimas como um dos nomes que o DEM tem à disposição, caso resolva disputar o Governo do Estado, o ex-secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rego “bateu ponto” na solenidade de assinaturas de convênios da FUNASA, com municípios potiguares, nesta segunda-feira (19) em Olho D’Água dos Borges.
Apesar de ter se reservado em um lugar distante da mesa, sua presença foi citada nos discursos dos oradores. Só Henrique Alves citou Leonardo duas vezes.
 
DO BLOG - ESSA INFORMAÇÃO JÁ TINHA SIDO VEICULADA NOS BASTIDORES DA POLITICA DO NOSSO ESTADO, O NOME DE LEONARDO ESTÁ A DISPOSIÇÃO DO PARTIDO, ISSO SE FOR NECESSÁRIO.......

A CORAGEM DO VEREADOR ERICO (PMDB) EM APOIAR UM DEPUTADO PRATICAMENTE SOZINHO !!!!!!!!




O vereador Erico Onofre tem uma batalha grande pela frente, conseguir votos sozinho para o seu deputado estadual, o nome ainda é segredo mas por orientação do próprio Henrique Alves Erico irá apoiar um deputado diferente do deputado do Ex – prefeito Néo.


Esse é meu raciocínio, se Néo estava pensando que Erico iria deixar o (pmdb) chegar até suas mãos se enganou, por debaixo do pano e bem caladinho Erico está provavelmente fechando apoio para a reeleição de kelps lima.
No atual quadro politico existe uma grande expectativa sobre a votação do deputado Getúlio Rego, a de José dias e a do Pré - Candidato Rafael Motta......


Será que o vereador Erico vai conseguir dar mais votos ao seu candidato a deputado estadual mais de que os votos que Néo poderá dar ao seu ????? essa disputa está apenas começando...

"vale salientar que o vereador Erico onofre ainda não se pronunciou oficialmente, mas tudo caminha para o nome de kelps  lima, essa é uma opinião do editor desse blog."

prefeitos assinam convênios de milhões e a prefeitura de umarzal diz que vai revitalizar o açude da baixa .... isso é uma brincadeira com o povo....





Mais uma vez a cidade de umarizal foi esquecida, 24 prefeitos assinaram ontem convênios com a Funasa em evento acontecido na cidade de olho d’água dos borges, vários prefeitos da região oeste estiveram presentes, menos o prefeito de umarizal, o nosso município não foi comtemplado com nada.

O prefeito de umarizal passou uma semana em Brasília, o que foi que essa viagem trouxe de produtividade para nossa cidade ???? Nada .... Qual foi o projeto que o prefeito arrumou ???? Nenhum .... Qual foi a emenda parlamentar conseguida pelo menos para o próximo ano ???? Nenhuma .....
Então para que gastar o dinheiro publico com aluguel de carro, combustível para ir a Brasília , gasta absurdos de dinheiro com hotel, restaurante, são gastos e mais gastos que não trazem nenhum beneficio para nossa umarizal, a administração esta praticamente desnorteada, o prefeito está sem articulação politica que possa ajuda-lo a administrar melhor , por que o que se ver em nossa cidade é o prefeito arrodeado de um grupinho de pessoas e que só estão ali por questão ganhando e seus salários não estão atrasados, mas tudo isso é pode ser provisório e a qualquer momento o barco pode afundar cada vez mais.

O nosso município não tem mais economia, a coisa está feia e pode ficar  pior, só sinto muito por parte desses funcionários demitidos, a maioria são de origem pobre e estão devendo nos supermercados, tem papel de agua e de luz em atraso, e como pagar todas essas contas se o prefeito não paga o salario de vários funcionários a mais de três meses ..........

 
O mais engraçado é que enquanto prefeitos assinam convênios onde os município iram receber milhões através da FUNASA, a prefeitura de Umarizal divulga em seu site que vai revitalizar a açude da baixa, será me deus que o povo é tão sego, por que isso é apenas mais uma promessa ridícula e que vem apenas para tirar o foco que é no momento a crise financeira...
“Eita Umarizal vei sem jeito de melhor”


Exemplo de Maturidade Política em Olho D'água do Borges




O deputado Henrique Alves esteve ontem participando do ato de celebração de convênio entre FUNASA e 24 prefeituras do Rio Grande do Norte. E, por ocasião de seu discurso, o Presidente da Câmara dos Deputados frisou bastante que na política de hoje não há espaço para radicalismo, que o verdadeiro estilo de trabalho deve ser baseado em união, independente da cor partidária.

Pois é, realmente, Henrique mostrou que não fica só nas palavras. Após o evento, em almoço com as lideranças presentes, o deputado conversou bastante com líderes locais, entre os quais, reservou boa parte do tempo para ouvir o vereador João de Anacleto, mesmo sendo politicamente opositores, deixaram de lado esse detalhe e dialogaram em longa conversa sobre o desenvolvimento de Olho d´Água do Borges. Um belo exemplo de maturidade política, que com certeza, tanto o deputado quanto o vereador João, são merecedores de parabéns e devem ser seguidos como referência.

FONTE: RANIELE GOMES

VEREADOR ERICO ONOFRE É DESTAQUE EM ALMOÇO COM ENRIQUE ALVES QUE ACONTECEU ONTEM NA CIDADE DE OLHO D’ÁGUA DOS BORGES....


 

Érico Onofre via facebook

Hj, em almoço, conquistamos os compromissos do dep Henrique, dep Walter e do dep Kelps para apoiar a maior iniciativa cultural de Umarizal, qual seja, a quadrilha junina estilizada Encanto do Nordeste, sob o comando da companheira Aurélia. Agradecer atenção de todos. Umarizal agradece.


DO BLOG -----



Como todos podem perceber o vereador Erico Onofre(pmdb) está muito próximo de kelps lima que é deputado estadual e candidato a reeleição, todos podem lembrar que eu fui o primeiro a revelar que Erico não ria apoiar o mesmo candidato estadual do que o ex – prefeito néo, eu também me arrisquei em dizer que o vereador peemedebista de Umarizal poderia apoiar kelps lima,  e o que me parece é que as coisas estão seguindo o meu raciocínio.