30 de abr. de 2014

Dilma diz que vai 'tocar' candidatura 'em frente' mesmo sem apoio da base

Atualizado em 30/04/2014 11h53

Presidente foi indagada sobre adesão de aliados ao movimento 'Volta Lula'.
Ela concedeu entrevista nesta quarta (30) a rádios de Salvador (BA).

Diante da pressão de aliados para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dispute a corrida pelo Palácio do Planalto em outubro, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (30) que irá "tocar em frente" sua candidatura pela reeleição mesmo sem o apoio dos partidos governistas. A chefe do Executivo comentou sobre a intensificação do movimento "Volta Lula" aos ser questionada sobre o "fogo-amigo" durante entrevista à Rádio Metrópole e à Rádio Tudo, de Salvador (BA).

Gostaria muito que, quando eu for candidata, eu tivesse o apoio da minha própria base. Agora, não havendo esse apoio, a gente vai tocar em frente"
Dilma Rousseff, presidente da República



"Este é um ano eleitoral. Em um ano eleitoral, é possível que ocorram todas as hipóteses que você conceber e ainda aquelas que você não conceber [...] Gostaria muito que, quando eu for candidata, eu tivesse o apoio da minha própria base. Agora, não havendo esse apoio, a gente vai tocar em frente", enfatizou.

Nesta segunda-feira (28), a bancada do PR na Câmara, integrante da base governista, anunciou apoio ao movimento “Volta Lula”, que tem adeptos no PT e defende que o ex-presidente concorra à eleição presidencial.
Líder do PR na Câmara, Bernardo Santana pendura
na parede retrato oficial do ex-presidente Lula
(Foto: Reprodução / GloboNews)

Na ocasião, o líder do PR, deputado Bernardo Santana (MG), leu um manifesto assinado por 20 dos 32 deputados federais no qual a bancada "reivindica" o retorno de Lula. Segundo Santana, se o PT mantiver Dilma como candidata, os deputados pretendem reavaliar o apoio à candidatura do PT na convenção nacional do PR.

Questionada sobre a pressão dos aliados, Dilma tentou minimizar as críticas de parte da base governista. De acordo com a chefe do Executivo, sua preocupação é "governar o país".

"Sempre, por trás de todas as coisas, existem outras explicações. Não vou me importar com isso [crise com a base aliada]. Daqui até o final do ano, tenho uma atividade importante para fazer. Não posso me desligar nem um pouco dela: é governar este país", ressaltou a presidente.

'Senso prático'
Em um café da manhã com jornalistas nesta quarta-feira, o ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, afirmou que a discussão sobre o "Volta Lula" não tem "senso prático". Na avaliação de Berzoini, ex-presidente nacional do PT, "não é razoável" a base aliada abrir uma discussão neste momento sobre quem irá encabeçar a chapa petista.

Não é razoável que nós entremos agora num debate que não tem muito senso prático, com todo respeito àquelas pessoas que defendem o volta Lula"
Ricardo Berzoini, ministro das Relações Institucionais

"A presidenta Dilma tem o direito da eleição e certamente vai exercer o direito à reeleição com o apoio do PT e de vários outros partidos. Então, não é razoável que nós entremos agora num debate que não tem muito senso prático, com todo respeito àquelas pessoas que defendem o volta Lula", opinou.

Responsável pela articulação política do governo, Berzoini reconheceu que há aliados defendendo o retorno de Lula. Porém, ponderou o ministro, essa ala seria minoritária.

"O sentimento do volta Lula é um sentimento que nós entendemos que tem uma base real, porém, minoritária no mundo político porque as pessoas sabem que muito além da discussão de apreço pelo Lula ou pela presidente Dilma está uma discussão de estratégia política."


Do G1, em Brasília

PREFEITURA DE UMARIZAL /SALÁRIOS ATRASADOS REPERCUTE NAS REDES SOCIAIS



  • Arthur Aryel e uma vergonha .. amanha e dia do trabalhador e oq temos ... salarios atrasados infelizmente,lamentavelmente mas uma vez nossa cidade passando por essa sitiaçao... nova adiministraçao mau começou e ja mostrou q nao e capaz de comanda um cargo tao importante q e o de lider de um município..
  • Clóvis Leite é lamentável!
  • Deusely Fernandes boti vergonha nisso :|
    há 5 horas · Editado · Curtir · 1
  • Cleumy Candido Fonseca QUERO PEDIR A TODOS OS AMIGOS DO FACE QUE COMENTEM ..... POR QUE SÓ COM A OPINIÃO DE TODOS É QUE ISSO PODE SER MUDADO ...... NÃO TENHA MEDO COMENTE ......
    há 5 horas · Curtir · 2
  • Leandro Medeiros vergonha é pouco ! Muita falta de consideraçao com funcionario publico
    há 5 horas · Curtir · 2
  • Cleumy Candido Fonseca conheço uma família que só não está passando fome por que recebe esse dinheiro do governo ..... e por que a sogra do meu amigo está fazendo uma fera pra ele ...... isso é um absurdo
    há 5 horas · Curtir · 1
  • Nazarena Miranda muito triste isso não é surpresa pra mim
    há 5 horas · Curtir · 1
  • Deusely Fernandes ;( meu Deus ' Esqueceram de Umarizal
    há 5 horas · Curtir · 1
  • Nazarena Miranda culpa do povo
  • Tatiany Silva E mais que uma vergonha eh orrivel,um pai de familia trabalhar e não ter o dinheiro para seus compromissos,mais o dinheiro vem o prefeito e que e um irresponsavel que não vê isso ele esta bem eo que importa pra ele.
    Mas eh bom assim sofrerem pra aprenderem o que eh melhor.
    E sem falar da saúde.
    Fik aki meu depoimento!
    há 5 horas · Curtir · 2
  • Irlene Oliveira vergonha, vergonha, vergonha, vergonha...
  • Nazarena Miranda fomos pras ruas mostra o melhor opvo votarão nó pior
    há 5 horas · Curtir · 2
  • Cleumy Candido Fonseca o seu comentario é muito importante ......o comentario mais criativo será postado em meu blog ...... deixe o seu
    há 5 horas · Curtir · 1
  • Evando Lima VAI ENTENDER. RSRSRSRS
    há 5 horas · Editado · Curtir · 1
  • Dinazete Duarte Sinceramente e uma falta seria d compromisso com o trabalhador,pois tentar viver honestamente com seu trabalho digno e qnd chega o dia d receber kd o dinheiro,e uma enorme vergonha p nossa cidade essa situacao,parem p pensar q esses fucionarios tem suas familias e compromisso..! E fica uma pergunta ond esta o dinheiro? O q estao fazendo com ele? Temos realmente o q lamentar pois so o menos favorecido q sofre.
    há 4 horas · Editado · Curtir · 1
  • Soraia Talita Essa situação não é de hoje , a tempos umarizal vem passando por isso , Isso ja vem desda gestão anterior ou será que esqueceram so que como o problema não foi resolvido vem sempre acumulando O senhor Prefeito faz o que pode pois muitas dividas foram deixadas e para que o nosso município possa cada vez mais receber recurso primeiro tem que liquidar suas dividas , não sei como uma prefeitura só da de conta de tantos funcionários talvez esse seja o maior problema, a saúde nem se fala, quero deixar bem claro que não estou falando de funcionário A ou B e sim to falando da saúde de uma forma geral , cidade essa que poderia dar exemplos pois tem estruturas para isso, mais por motivo de guerras politicas nada vai pra frente , tudo que um prefeito faz o outro quando entra derruba e assim vai ,nossa cidade cada vez mais para o buraco ....
    há 4 horas · Curtir · 2
  • Antonia Kessia da Silva Isso e uma vergonha ...
  • Antonia Kessia da Silva E um tapa na cara do povo
  • Fernando Henio + O povo acha bom é assim todo mundo SABE...
    há 4 horas · Curtir · 1
  • Necicleide Braz É verdade!
  • Dallva Costa Eita agora e tarde p reclamar
  • Sideny de Mesquita E o pior q tem familias q ainda tao sendo tiradas do bolça familia pq dizem q são aposentadas e ou tem outro ganho mas tem pessoas de dentro da prefeitura q ganha mais de mil reais q recebem o bolsa familia e todo mês recebem
    há 4 horas · Curtir · 1
  • Sideny de Mesquita Vergonha total
  • Carlos Augusto Isso é uma vergonha!!!
  • Carlos Augusto Esse é o pior prefeito que Umarizal já teve.