4 de dez. de 2013

Moradores do RN são obrigados a gastar dinheiro do Bolsa Família em água potável


Com a dura e intensa estiagem que atinge o Rio Grande do Norte há cerca de um ano, moradores de diversos municípios do estado são obrigados a gastarem boa parte do dinheiro de programas sociais (como o bolsa o família) em água consumível.

Em cidades como: Ipueira, Carnaúba dos Dantas, Equador, São José do Seridó, Antônio Martins, Água Nova, João Dias, Pilões e São Francisco do Oeste, é perceptível a dura luta enfrentada pelos agricultores.  Além da morte de animais e destruição de lavouras, os agricultores ainda sucumbem aos efeitos provocados pela estiagem com a falta do bem mais precioso, a água.

A governadora Rosalba Ciarlini decretou "situação de emergência por seca" em 150 dos 167 municípios do estado. Em novembro, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) confirmou que nove municípios continuam em colapso no abastecimento.

O programa “Fantástico” da rede Globo mostrou no último domingo (01/11) como funcionam os programas de combate a seca no nordeste. No Brasil, o principal responsável pela distribuição é o Exército, que paga até R$ 15 mil mensais para cada um dos seis mil pipeiros responsáveis por levar água a 835 cidades, em nove estados, para quase quatro milhões de pessoas. Só em 2013, o governo já gastou mais de meio bilhão de reais no programa.

Nas cidades referidas, populares relataram o sofrimento devido à seca. Brigas e ameaças na disputa por um lugar no chafariz público e caixas d’águas comunitárias são vistas com assiduidade, há casos que terminam na delegacia, inclusive, há relatos de pessoas que abandonaram suas respectivas profissões no intuito de vender barris e galões aos moradores necessitados.

Outro fator notório é a reclamação por parte dos usuários da água fornecida por chafarizes e caixas d’águas comunitários que afirmam que o líquido proporcionado é impróprio para o consumo humano. "Essa água verde que eu pego é fedida e não presta pra beber. Mesmo assim, é com ela que eu cozinho, dou banho nos meninos e preparo a nossa comida", descreveu uma moradora.


Segundo o coronel Marcelo Pellense, coordenador do programa no Rio Grande do Norte, em 113 municípios do estado caminhões foram contratados para levar água aos desassistidos pela seca. "Toda a água que o Exército fornece é potável, vem da própria Caern e é apropriada para o consumo. Nas cidades em que a Caern não tem de onde tirar água, são os municípios que indicam os mananciais. A cada 30 dias, as prefeituras precisam nos enviar relatórios de análise da qualidade da água", ressaltou o oficial.

Samuel Williams - Redação do Portal SOS  Notícias do RN
Com informações e fotos: G1

Mestre do Zumba faz campanha para arrecadar alimentos para famílias carentes.

Ajudar as famílias carentes do município de Umarizal. Esse é o objetivo da campanha iniciada pelo Mestre do Zumba, Carlos Darlon. O instrutor de dança postou em seu Facebook que pretende aproveitar o grande número de alunos do zumba (mais de 100) e convidá-los a doar 1kg de alimento não perecível “fazermos doações a algumas famílias carentes de nossa querida Cidade Umarizal”, publicou.

“Eu tenho o que comer, você também, mas muitos não tem, pense nisso. Vamos Ajudar. Convido toda a galera a participar também dessa corrente natalina de solidariedade.”, postou em sua página.

Os interessados em fazer doações devem levar os alimentos ao antigo Clube da Mangueira, atual Casa do Zumba. “A partir de amanhã (quarta, 04) já estarei recebendo os alimentos a partir das 17:30h”, postou.

Léo Silva - Uzl em Fotos - O Retrato da Notícia

Prefeito Mano requer e gerente confirma agência do INSS em Umarizal; Prefeito cobrou até do ministro.

O município de Umarizal irá ganhar uma agência Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já ano que vem. A informação foi confirmada pelo gerente executivo do INSS de Mossoró, Francisco Rosimar da Silva, que esteve esta manhã em Umarizal na manhã dessa quarta-feira, 04, para tratar da regularização do terreno que foi doado pela prefeitura para construção da unidade.
O gerente disse que a entidade atende ao pleito do prefeito Mano que requereu através de ofícios a instalação da agência em Umarizal. Durante viagem a Brasília, no início do ano, Mano também cobrou o INSS ao ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho que sinalizou positivamente ao pedido do gestor.

“Nós recebemos o processo vinda da superintendência já com autorização para a instalação de uma agência da Previdência Social em Umarizal. O primeiro passo que temos que fazer é regularizar o terreno doado pela prefeitura para que posteriormente dê os passos seguintes que é o projeto da agência e a licitação”, explicou o gerente Francisco Rosimar.
 
 
De acordo com Rosimar a agência de Umarizal deverá ser inaugurada já no ano que vem. “Existe uma grande chance da agência esta funcionando o ano que vem. A prefeitura vai regularizar o terreno ainda esse ano e no inicio do ano que vem vamos solicitar o orçamento a Previdência Social para fazer a construção da unidade daqui”, disse.
O gerente destaca que os ofícios encaminhados pela atual gestão cobrando celeridade na vinda da agência para Umarizal também contribuiu para agilidade do processo. “Recebendo ofícios da administração atual do município, como também da administração passada, da Câmara dos Vereadores, então é solicitação de toda sociedade que tem interesse na construção dessa unidade. Por tanto confirmasse que já esta aprovada a construção da agência do INSS em Umarizal”, afirmou Rosimar.
Do Site da Prefeitura de Umarizal
 
 
 
 
Documentação registrada no cartório de Umarizal para regularização do terreno.
Secretário da Casa Civil, Maykon Ricard e o Gerente Executivo, Francisco Rosimar