8 de abr. de 2013

A QUE PONTO CHEGAMOS MEU DEUS



NADA MAIS PODE NÓS SURPREENDER NESSE PAIS.

Conceição Lisboa e Fábio Bezerra venceram as eleições suplementares no RN


A candidata Conceição de Maria Gomes Lisboa Rocha (Ceiça), apoiada pela coligação “Unidos por uma Caiçara melhor”, integrada por PR/PSDB/DEM/PSD/PP, é a nova prefeita do município de Caiçara do Rio do Vento.
Ceiça foi eleita neste domingo, 7, por ocasião das eleições suplementares realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RN. Ela obteve 1.719 votos (56,31%), contra 1.334 (43,69%) votos do seu adversário Arnaldo Aciole, do PMDB. Foram apurados 5.153 votos, desses, 3.053 foram votos válidos, 23 brancos, 77 nulos. A abstanção foi de 296 votos, ou 8,58%
O que provocou a eleição suplementar em Caiçara do Rio do Vento foi o fato do candidato Felipe Muller ter seu registro de candidatura indeferido em virtude do seu pai ter exercido o cargo de prefeito por dois períodos consecutivos, o que contraria a Constituição Federal por caracterizar um terceiro mandato por pessoas pertencentes a um mesmo grupo familiar.
Já no município de Serra do Mel o novo prefeito é Fabio Bezerra de Oliveira (Fabinho), da coligação “Serra do Mel de Todos”, integrada por PMDB/PP/PR. Ele obteve 4.077 votos (53,08%), contra 3.604 votos (46,92%) dados à sua adversária, Francisca Rodrigues Costa (Dona Francisca), da coligação “A mudança é pra valer, essa mudança inclui você”, composta de PT/PTB/PCdoB.
Foram computados 7.631 votos válidos, 63 brancos, 181 nulos e uma abstenção de 1.108 votos (12,27%)
O Rio Grande do Norte foi o terceiro de 7 Estados que realizaram eleições suplementares a concluir a totalização dos votos.

FONTE:http://www.tre-rn.jus.br/noticias-tre-rn/2013/Abril/conceicao-lisboa-e-a-nova-prefeita-de-caicara-do-rio-do-vento

“Vamos resgatar o Carnaval, São João, Banda de Música, tudo que é cultura”, diz secretária.




A Secretaria de Cultura de Umarizal está sendo cadastrada no Sistema Nacional de Cultura, procedimento que se faz necessário para o Município ter acesso às verbas destinadas ao fomento de atividades culturais. De acordo Maria Zeneide Menezes, Secretária Municipal de Cultura, a partir deste procedimento a Prefeitura de Umarizal estará apta a captar recursos oriundos do Ministério da Cultura e do próprio Fundo Nacional de Cultura.

“O sistema Nacional de Cultura para o município é uma porta aberta para que as ações da cultura comecem a chegar até nos. E é muito importante, porque se não existir essa demão com o Ministério fica difícil a gente procurar trazer alguma cultura do município”, disse Zeneide.

Ainda de acordo com a secretária, o município ainda não conta com um fundo de financiamento da cultura, que serviria para financiar as iniciativas culturais dos artistas locais “Mas eu acredito que com essa adesão ao Sistema Nacional de Cultura, o prefeito Mano vai criar o fundo, o conselho que é uma força muito grande para resolver as coisas e quando tiver tudo organizado vamos resgatar o carnaval, São João a banda de musica que é uma coisa que Mano quer resgatar porque tudo isso é cultura”, declarou.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal

Secretaria de Cultura de Umarizal convida artistas para realizar cadastro informativo

A Secretaria Municipal de Cultura de Umarizal está realizando um cadastro informativo de todos os artistas, artesãos, vendedores, promotores de eventos e pessoas responsáveis por grupos culturais do município. O objetivo é criar um banco de dados que ficará a disposição da secretaria para eventuais contatos.

“A gente pede que venham na secretaria fazer o cadastro para quando a gente precisar poder entrar em contato, com os grupos de quadrilhas, artistas, enfim, tudo que for cultura é só procurar a secretaria”, pede a secretária da pasta, Maria Zeneide Menezes.

A secretária destaca que o cadastro é importante para que a prefeitura tenha conhecimento das pessoas que promovem cultura em Umarizal, facilitando assim o apoio para realização de eventos.

“Os artistas da terra tem que vim se cadastrar pra gente se conhecer e puder incentivar o avanço da nossa cultura”, completou.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal

Mano pede empenho dos profissionais da saúde na melhoria do atendimento à população

Na primeira reunião do ano com as equipes responsáveis pela saúde pública do município de Umarizal nesta sexta-feira, 05, o prefeito Mano Onofre cobrou o empenho de todos os profissionais na melhoria do atendimento à população. O encontrou foi realizado na Câmara dos Vereadores e teve a presença de diretores, coordenadores, médicos, enfermeiros e demais trabalhadores da área.

“Foi uma reunião bastante produtiva. Passamos nosso pensamento e a nossa preocupação pedindo a eles um engajamento ainda maior, do que eles já vem mostrando, no atendimento a população e eles também expressaram seus anseios, seus pedidos e a vontade que estão tendo de ajudar o povo”, contou Mano.

Mano aproveitou o encontrou para relatar as ações que o governo municipal vem realizando buscando melhorar a qualidade da saúde pública. “Temos o projeto de reforma do Posto do bairro Caraíbas que já vai ser aberta a licitação, a unidade da Cohab, a construção está andando. O Posto de Saúde da São José está em pleno funcionamento, enfim, queremos o empenho de todos pra que possamos oferecer uma saúde de primeira”, declarou.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal

Prefeito diz que vai a Brasília cobrar ambulância para Umarizal



O prefeito Mano Onofre disse que irá a Brasília cobrar do deputado José Agripino a ambulância que ele prometeu para Umarizal ainda na gestão passada. O gestor disse que ainda espera uma audiência com a Governadora Rosalba Ciarlini onde também tentará viabilizar outra ambulância para o município.

“Daqui para o final do mês estou indo a Brasília cobrar do senador José Agripino em especial a ambulância e estou tentando junto ao deputado Getúlio uma audiência com a Governadora também porque tem essa promessa dele através do governo do estado e tem essa promessa do senador José Agripino. E eu estou indo cobrar”, declarou o prefeito na reunião geral com os profissionais de saúde de Umarizal na última sexta-feira, 05.

Mano disse que está empenhado em viabilizar o transporte para o município o mais rápido possível, já que as atuais ambulâncias estão praticamente sem condições de uso. “E a nossa cidade precisa desse veículo. Estamos atentos a isso e vamos ter se Deus quiser, a nossa ambulância, quem sabe até mais de uma”, completou.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal

Cras de Umarizal capacita equipes para realizar visitas do BPC.




O Centro de Referência de Assistência Social – Cras - Casa das Famílias de Umarizal realizou nesta última sexta-feira, 05, uma capacitação com o pessoal que será responsável pelas visitas do BPC na Escola. O programa tem como objetivo desenvolver ações Intersetoriais, visando garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência, de 0 a 18 anos, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

De acordo com Kelvia Kaliane, da equipe de coordenação, o BPC tem como principal diretriz a identificação das barreiras, que impedem ou dificultam o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência na escola e o desenvolvimento de ações Intersetoriais, envolvendo as políticas de educação, de assistência social, de saúde e de direitos humanos, com vistas à superação dessas barreiras. Em Umarizal, cerca de 30 beneficiários são assistidos pelo programa.

“Tem crianças deficientes que estão na escola, mas tem aqueles que nunca foram então o objetivo do programa é identificar as barreiras, o que esta dificultando essa criança ou adolescente de ir a escola. Se é a falta de um profissional preparado, se a família não quer levar ou mesmo falta de acessibilidade. Nossa equipes vão visitar cada um dos beneficiários para identificar essas barreiras e traçar metas para superá-las”, explicou Kaliane.




Ainda de acordo com a coordenadora, a capacitação é importante “porque as visitas aos beneficiários não podem ser feitas de qualquer maneira. O questionário já vem pronto e a gente capacita para que não sejam feitas as visitas de qualquer jeito e com o questionário a gente identifica as barreiras inclui no sistema tem todo um processo de acompanhamento e o município vai tentar superar essas barreiras ate 2014”.

A participação no programa viabiliza o cumprimento da legislação vigente, que assegura direitos às pessoas com deficiência desde promulgação da Constituição Federal de 1988, abrindo assim mais uma possibilidade de estados, Distrito Federal e municípios demonstrarem seu compromisso com esse segmento. A gestão do programa em Umarizal é de responsabilidade da Secretária Municipal de Assistência Social, Sandra Maia.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal