26 de jul. de 2012

Perfil registra pesquisa de Pau dos Ferros e números serão divulgados na próxima semana

O instituto Perfil registrou pesquisa de Pau dos Ferros no TRE sob o protocolo Nº 00040/2012. O trabalho foi encomendado pelo jornal Gazeta do Oeste e está apta a divulgação a partir da próxima segunda-feira.

O trabalho em Pau dos Ferros foi realizado no fim da semana passada, ouvindo 500 eleitores. No disco, o vice-prefeito Fabrício Torquato (DEM), que disputa com o apoio do prefeito Leonardo Rego (DEM) e Bráulio Figueiredo (PMDB), filho do ex-prefeito Nilton Figueiredo (PMDB).

Walter Araújo lidera disputa pela Prefeitura da cidade de Lucrécia com 59,38% dos votos




LUCRÉCIA - O jornal O Mossoroense divulga hoje a primeira pesquisa eleitoral referente ao cenário de disputa da cidade de Lucrécia.
A pesquisa, realizada pela empresa Consult, tem como base a coleta de dados junto a 320 eleitores do município oestano a partir da aplicação de questionários no último dia 10 de julho.
A sondagem foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte no dia 19, com o número de protocolo 00039/2012, dentro das regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral.
Segundo o resultado da pesquisa estimulada, o atual prefeito Antônio Walter de Araújo, Waltinho Araújo (PSB), lidera a intenção de votos no atual momento da disputa com 59,38%. Fernando César Pimenta, Dr. Fernando, aparece com 26,56% da intenção de votos.
Pelo menos 10,31% dos entrevistados não sabem em quem votar, e 3,75% afirmam que não vão votar em nenhum dos candidatos da atual eleição. O baixo número de indecisos evidencia a cristalização dos votos no município oestano, dificultando a mudança de cenário estabelecida até o momento.
Outro número que mostra a cristalização dos votos em Lucrécia está ligado a outro item de avaliação da pesquisa. Pelo menos 58,44% dos eleitores acreditam que Walter Araújo vencerá a disputa pela Prefeitura de Lucrécia. Apenas 22,19% dos eleitores creem na eleição de Dr. Fernando (PT) e 19,38% não sabem dizer.

ESPONTÂNEA
Atual prefeito, Waltinho Araújo (PSB) também lidera a pesquisa quando a avaliação parte para a intenção de voto espontânea.
Neste quesito, Waltinho Araújo (PSB) aparece com 38,75% da intenção de votos do eleitorado local. Dr. Fernando (PT), contabiliza 15,31%. Pipi e Edson são citados por 0,3% dos eleitores.
Ainda com relação a pesquisa espontânea, 44,38% dos eleitores afirmam que não sabem em quem vão votar. Já 0,94% afirmam que não vão votar em nenhum dos candidatos que estão na disputa.
A pesquisa realizada pela empresa Consult mantém uma margem de erro de 5% para mais ou para menos.

Aprovação de governo influencia intenção de voto

Caminhando para o fim do primeiro mandato, e em busca da reeleição, o candidato Waltinho Araújo (PSB) é favorecido na atual disputa pela boa aprovação do seu governo.
Segundo a pesquisa da empresa Consult, 70,21% dos eleitores aprovam o governo do atual prefeito, contra apenas 19,69% de opiniões que desaprovam, realidade que tem influenciado a definição dos votos, e poderá garantir a reeleição de Walter Araújo, na eleição do dia 7 de outubro.
Eleito em 2007 para mandato eletivo de quatro anos, o atual prefeito conseguiu consolidar a imagem de gestão eficiente que é apontada no trabalho de pesquisa realizado pela Consult.
Segundo a pesquisa, mais de 50% da população afirma que o prefeito está cumprindo totalmente, ou a maior parte, das promessas de campanha.
Um outro fator de análise que favorece o atual prefeito está ligado à imagem dos eleitores com relação as atuais lideranças políticas do município.
Walter Araújo é apontado por 41,56% dos pesquisados como a maior liderança política do município atualmente.
Dr. Fernando, adversário na disputa pela prefeitura, aparece em segundo com 10%. Pipi (5,63%) e Edson (1,56%) aparecem logo em seguida, e outros sete nomes são apontados com menos de 1% da avaliação. Pelo menos 36,88% dos consultados não souberam responder quem é a maior liderança do município.

DESAFIO
O novo prefeito terá como principal desafio atender deficiências de dois importantes segmentos. Saúde e geração de emprego são apontados como os dois principais problemas do município.
Pesquisa Estimulada

Waltinho - 59,38%
Dr. Fernando - 26,56%
Nenhum - 3,75%
Não Sabe Dizer - 10,31%

Pesquisa Espontânea

Não Sabe - 44,38%
Nenhum - 0,94%
Waltinho - 38,75%
Dr. Fernando - 15,31%
Pipi - 0,31%
Edson - 0,31%