4 de jan. de 2012

Caraúbas recebe reforço à segurança pública

A delegada Karen Cristina Lopes, do Paraná (PR), foi nomeada pela governadora Rosalba Ciarlini para o cargo de delegada da Delegacia de Polícia de Caraúbas. A designação atende a um pedido do prefeito Ademar Ferreira ao Governo do Estado, considerando as condições geográficas do município e o índice de violência preocupante apresentado pelo Instituto Sangari, do Ministério da Justiça. Também foi solicitado aumento do contingente militar.

Nesta segunda-feira (2), a delegada Karen Cristina entrou em contato com o comandante local da Polícia Militar, o capitão PM Honorato Carvalho. Afinou a relação entre as duas corporações. A delegada teria conversado também com representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público. Buscou informações e também estabelecer uma parceria de trabalho.

Em contato com o prefeito Ademar Ferreira, Karen Lopes tomou conhecimento do quadro de insegurança já apresentado ao Governo do Estado. Caraúbas tem delegacia com apenas um agente civil e a Polícia Militar com apenas 3 policiais e 1 viatura velha para atender as emergências no presídio, bancos, comércio e os 20 mil habitantes do município.

Além da delegada, a governadora Rosalba Ciarlini designou para Caraúbas um escrivão e cinco agentes civis, que segundo o prefeito Ademar Ferreira vão agilizar as investigações sobre crimes que aconteceram no município nos últimos anos. A delegada não só concorda com o prefeito, mas já se mostrou disposta a dá uma resposta imediata da população.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caraúbas.

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 16:07

Ultimato dado, Carlos Augusto espera renúncia de “Fafá”

DEU NO BLOG DO CARLOS SANTOS



O ultimato já foi dado.

A facção da prefeita de direito de Mossoró, enfermeira Fátima Rosado, tem até o final deste mês para pular fora do Palácio da Resistência, sede da Prefeitura.

É o prazo mais do que no limite, que o líder rosalbista, ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM), estabeleceu para ver a prima e sua patota pelas costas. Ele quer a “porteira aberta” para que a sua cunhada e vice-prefeita, Ruth Ciarlini (DEM), assuma o governo.

É condição sine qua non (fundamental, imprescindível) para que ela se habilite à sucessão municipal este ano.

Nota do Blog - Fafá Rosado, seu marido e deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) e o prefeito de fato, agitador cultural Gustavo Rosado (PV), já disseram inúmeras vezes que não haverá renúncia.

Diante dessas declarações, com base no histórico de palavra e compromissos do trio, o mossoroense tem bons motivos para duvidar deles.

E vale lembrar: até agora, o Governo do Estado não assinou sequer um convênio com a Prefeitura de Mossoró, que viabilizasse fornecer corpo descártável para uma creche. Nadica de nada. Pão e água.

Faria parte da pressão para expurgar a facção de Fafá, desencadeada por Carlos e sua mulher, governadora e ex-prefeita Rosalba Ciarlini (DEM), irmã de Ruth.

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 15:31

Rosalba veta Lei que benefícia entregadores e mototaxistas


A governadora Rosalba Ciarlini vetou integralmente Projeto de Lei n.º 200/2011, que “dispõe sobre a concessão de benefício fiscal nas vendas de veículos de duas rodas, tipo motocicleta para mototaxista e entregador.


De autoria do deputado estadual Leonardo Nogueira, companheiro de chapa da governadora (DEM), a lei almeja instituir benefício fiscal relativo ao ICMS sem respaldo em convênio celebrado no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ).


Segundo o texto do Diário Oficial do Estado (DOE), a Proposição apresenta conteúdo impreciso e omisso quanto aos repasses ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O problema de juridicidade também persiste em relação aos demais repasses constitucionais para a saúde e educação, já que as receitas tributárias são registradas no orçamento e integram a base de cálculo dos correspondentes repasses.

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 15:01

ELEIÇOÊS 2012 EM UMARIZAL



FORAM MUITOS OS BLOGS QUE PUBLICARAM MATERIAS DIZENDO E AFIRMANDO QUE O EX - PREFEITO DE UMARIZAL ADSON LUIS JÁ TINHA SINALIZADO QUE ERA PRÉ CANDIDATO A PREFEITO ESSE ANO.

MAS EM CONTATO COM BLOG O EX - PREFEITO DIZ O SEGUINTE " EM BREVE RESPONDEREI A TODOS SOBRE ESSA QUESTÃO, MUITO EM BREVE E CONSERTEZA"


POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 08:29

Pendências: Prefeito decreta calamidade após veto da Câmara


O prefeito de Pendências, Ivan Padilha, decretou regime de calamidade pública na cidade após a decisão da Câmara de Vereadores em rejeitar a proposta de Lei Orçamentária para o exercício 2012. No decreto “fica instituído no âmbito do Município de Pendências, o regime de Calamidade Pública, em face da inexistência de Orçamento Fiscal para o exercício de 2012, fato que inibe a realização de qualquer dispêndio, seja de que espécie for por parte de todas as Unidades Orçamentárias”.

O decreto municipal dá os argumentos para tal decisão do Executivo, que teve como base, principalmente, a desaprovação do projeto de lei orçamentária enviado pelo prefeito “sem nenhuma razão aparente”. Desde a semana passada, Ivan Padilha vem buscando as providências para que os serviços básicos da cidade não fiquem desprotegidos. O prefeito lamentou a postura dos vereadores e classificou como “politicagem” a atitude deles.

Ainda de acordo com o decreto, “a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária anual é competência exclusiva e privativa do Poder Executivo Municipal, posto que a este Poder compete a sua execução e administração”. O documento também informa que “o legislativo municipal não pode encerrar suas atividades anuais sem que tenha aprovado a referida Lei Orçamentária, em razão da sua importância no contexto das receitas e dos dispêndios, objetivando o atendimento das atribuições institucionais”.

O prefeito Ivan Padilha (PMDB) diz, no decreto, que “não existe nenhum motivo aparente para desaprovação do referido Projeto de Lei, posto que reproduz, pura e simplesmente, as mesmas rubricas orçamentárias; as mesmas unidades e as mesmas fontes de receitas contempladas em projetos antecedentes relativamente a exercícios anteriores, votados e aprovados pela mesma Casa Legislativa, havendo, apenas e tão somente, ajustes e projeções como forma de se manter a identidade dos valores através do tempo e inseridas perspectivas do aumento de receitas e os seus respectivos comprometimentos”.

Padilha afirma que “em momento algum, previu que a Câmara de Vereadores, órgão inclusive responsável pela fiscalização do Município, conforme estatui a própria Constituição Federal, haveria de simplesmente desaprovar o projeto orçamentário de elevado interesse público, sem que houvesse motivos que determinasse tal postura”.

Com a decisão dos vereadores, o município, “em razão de suas atribuições básicas, as quais remetem a segurança das pessoas e dos equipamentos de que elas se utilizam e que, a ausência de um Orçamento Fiscal certamente que engessa os procedimentos que visem contemplar tais ações, isso de uma forma generalizada, ai incluídas as Unidades Orçamentárias que tratam da Saúde, Educação e Assistência Social, fato que, por si só, permite ao gestor adotar medidas que preservem a sua integridade como a dos seus auxiliares”.

Ivan Padilha alerta que “o Município não pode iniciar um exercício fiscal desprovido de uma Lei Orçamentária Anual, inclusive em se considerando ter o Poder Executivo atendido tais obrigações nos prazos da lei e apresentado uma proposta condizente com o cenário com o qual se convive hodiernamente”.

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 08:18

Justiça liberta prefeito de Serra do Mel

O prefeito de Serra do Mel, Josivan Bibiano de Azevedo (PSDB), foi solto na noite de terça-feira (3) após Habeas Corpus acatado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Ele é acusado de ser o mandante do assassinato do jornalista Edinaldo Filgueira, dirigente do PT em Serra do Mel. Bibiano estava preso preventivamente desde 24 dezembro de 2011.

Além do prefeito, oito pessoas foram presas acusadas de envolvimento no assassinato de Edinaldo Filgueira. As investigações da Polícia Civil em conjunto com a Polícia Federal apontaram que houve motivação política no crime.

Memória

Edinaldo Filgueira foi morto com mais de dez tiros dia 15 de junho de 2011 quando saía do trabalho na Vila Brasília, em Serra do Mel. Ele foi supreendido por três homens que o executaram.

Josivan Bibiano alega inocência.

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 08:15

Wilma considera Robinson “excelente” para disputar o Governo


Pré-candidata do PSB à Prefeitura de Natal confirma que está mantendo entendimentos com Robinson visando as eleições deste ano e 2014, também.


A pré-candidata à prefeita de Natal, ex-governadora Wilma de Faria, confirmou na manhã desta terça-feira que as conversações com diversos partidos políticos, entre eles, o PSD, liderado no Estado pelo vice-governador Robinson Faria serão intensificadas a partir de agora visando as eleições deste ano e 2014, também. Segundo Wilma de Faria, o PSD nasceu forte em todo o País e tem como líderes no Rio Grande do Norte o vice-governador Robinson Faria e o deputado federal Fábio Faria, políticos, que segundo ela, têm história. “Estamos dialogando com o PSD para chegarmos a um denominador comum”, disse a presidente do PSD, confirmando informações publicadas n ´O JORNAL DE HOJE, edição da última segunda-feira.

Wilma de Faria entende que é preciso fortalecer a aliança oposicionista este ano para disputar o pleito de 2014 com os partidos fortalecidos, oportunidade em que haverá eleição para a presidência da República, Governos dos Estados, Senado e Câmara Federal. “Estamos pensando em 2012 para chegarmos fortes em 2014”, afirmou a pré-candidata do PSB à prefeita de Natal, Wilma de Faria, considerando Robinson Faria “um excelente nome para disputar o Governo do Rio Grande do Norte em 2014”, segundo ela, pelo que representa o vice-governador na política do Estado, após ser deputado estadual em vários mandatos, presidente da Assembleia Legislativa e vice-governador.

LANÇAMENTO DA CANDIDATURA

A ex-governadora Wilma de Faria ao ser questionada sobre sua candidatura à prefeitura de Natal, afirmou que o lançamento deverá ocorrer em março, e que até lá o PSB continuará realizando conversações com vários outros partidos na busca de novas alianças e fortalecimento da oposição. Ela admite também, que o PSD, que tem como líderes no Estado o vice-governador Robinson Faria e o deputado Fábio poderá indicar o seu companheiro de chapa na condição de candidato a vice-prefeito.

CHAPA PROPORCIONAL

Wilma de Faria conclui afirmando que o PSB também realiza um trabalho forte objetivando ampliar sua bancada na Câmara Municipal de Natal e nas Câmaras Municipais no interior do Estado. Atualmente, a bancada do PSB é composta por 6 vereadores, entre eles, Dickson Nasser que não será mais candidato. Os atuais representantes do partido são os vereadores Franklin Capistrano, Júlia Arruda, Júlio Protásio, Bispo Francisco de Assis, Adenúbio Melo e Dickson Nasser. A estimativa da presidenta da legenda é que esse número poderá ser acrescido de mais dois ou três vereadores.


Deu em O JORNAL DE HOJE

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 08:13