7 de dez. de 2011

Manobra provoca desentendimento entre Demóstenes e Sarney


A aprovação de um requerimento permitindo que o governo avançasse na discussão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prorroga a chamada DRU (Desvinculação de Receitas da União) até dezembro de 2015, na sessão dessa terça-feira, acabou gerando discussão no plenário do Senado.

Por 36 votos a 19, o plenário aprovou requerimento que inverteu a pauta e colocou a DRU como primeiro item, apenas para constar o prazo do terceiro dia de discussão da PEC, permitindo que ela seja votada na próxima quinta-feira.

Irritado com a manobra do governo, o líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), acusou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), de ter descumprido o regimento e o acordo dos líderes de colocar a regulamentação da Emenda 29 na frente da DRU.

Com o dedo levantado e gesticulando, Demóstenes disse que a inversão não poderia ter sido aprovada.

- A presidente (Dilma Rousseff) disse: vamos tratorar. Mas uma coisa que baliza nossa atuação (aqui) é a palavra! O entendimento feito está sendo rasgado - disse Demóstenes.

Em seguida, Sarney argumentou que a discussão da regulamentação da Emenda 29 ainda não fora iniciada e que, portanto, a inversão de pauta era possível e lembrou acordo da semana passada, quando os líderes concordaram em dar 24 horas para saber a posição do governo sobre a proposta.

Mais irritado, Demóstenes disse que não permitia que palavras usadas por ele na reunião que firmou o acordo fossem utilizadas para justificar a aprovação do requerimento.

- É burlar, de maneira torpe, o entendimento (de colocar a regulamentação da Emenda 29 em votação) - disse Demóstenes.

- Estou cumprindo o regimento - rebateu Sarney, mandando que a palavra "torpe" fosse retirada das notas taquigráficas.

Sarney estava na Mesa e Demóstenes embaixo, no plenário. Visivelmente descontrolado, Sarney desceu da Mesa acompanhado do senador Fernando Collor (PTB-AP) e partiu em direção de Demóstenes.

-Você me deve desculpas! Você me respeite! - esbravejou Sarney para Demóstenes, de dedo em riste e sendo contido por Collor para que não avançasse mais.

Demóstenes ouviu calado.

- Eu ia falar o quê para um homem de 80 anos? Ele sabe que está errado. Mas para voltar a ficar bem com o governo resolveu ajudar no tratoraço da Emenda 29 que ele mesmo colocou em votação semana passada, deixando a base em uma saia justa - disse Demóstenes.

Cristiane Jungblut e Maria Lima, de O Globo

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 14:53

Citada para Sudene, Wilma de Faria reitera foco nas eleições


O nome da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) voltou a ser comentado para ocupar cargo no governo Federal. Matéria veiculada na edição desta terça-feira do jornal O Estado de São Paulo com o título "Eduardo Campos aumenta poder em estatais do Nordeste" e trata da nomeação do novo presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e em determinado trecho diz que "o PSB reivindica para a ex-governadora Wilma de Faria (RN) a chefia da Sudene".

O blog tentou contato com a ex-governadora para saber sua opinião acerca do que foi noticiado. Por meio de sua assessoria de comunicação, Wilma de Faria disse que "desde julho já declarei que nao queria mais ocupar cargo no governo Federal pela decisão que está para ser tomada com relação às eleições 2012".

Questionada se a "decisão" é sua candidatura à Prefeitura de Natal, a assessoria de comunicação não fez qualquer comentário, mas informou que "até 30 de março (de 2012) ela vai revelar se será candidata ou não".

Ainda de acordo com a assessoria, Wilma, que é presidente Estadual do PSB, tem que cuidar das alianças para as eleições uma vez que o partido "vai ter candidatos a prefeito em cerca de 60 a 70 municipios". Isso sem contar os que serão encaixados como vice e isso depende das articulações.

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 11:19

O EX - PREFEITO ADSON LUIS FALA AO BLOG DO CLEUMY CANDIDO


HOJE PELA MANHÁ RECEBIE UMA LIGAÇÃO DO EX - PREFEITO DE UMARIZAL ADSON LUIS "PSD", E COMO SEMPRE O EX - PREFEITO SE MOSTROU MUITO EDUCADO.

ADSON FALOU QUE CONTINUA FIRME COM O ATUAL PREFEITO DE UMARIZAL ROGERIO FONSECA E QUE NA PROXIMA SEMANA ESTARÁ EM UMARIZAL PARA UMA CONVERÇA PESSOAL COM O PREFEITO. E MAIS, ADSON DISSE QUE A FOGUEIRA ESTÁ A TODO VAPOR PARA 2012 E QUE SEU GRUPO POLITICO ESTÁ TRABALHANDO MUITO BEM PARA A PROXIMA CAMPANHA MUNICIPAL DE 2012.

ADSON LUIS REVELOU AO BLOG QUE ESSA QUESTÃO DAS PESSOAS FALAREM SOBRE SUA AUSENÇIA NA CIDADE JÁ ESTÁ PRA SER SUPERADA, PORQUE ELE VIRÁ PARA UMARIZAL NA PROXIMA SEMANA E VAI SENTAR COM TODOS PRA CONVERÇAR SOBRE A POLITICA DO PROXIMO ANO E SOBRE SEUS PLANOS.

ADSON AINDA DISSE AO BLOG QUE, INDEPENDENTIMENTE DO ATUAL PREFEITO ROGERIO ANUNCIAR O NOME DO SEU POSSIVEL CANDIDATO, O NOME DE ADSON LUIS ESTARÁ SEMPRE COM O POVO DE UMARIZAL.

BREVE TRAGO MAIS INFORMAÇÔES SOBRE O EX - PREFEITO ADSON LUIS

POSTADO POR CLEUMY CANDIDO FONSECA ÁS 09:54