24 de mai. de 2011

José Dias critica volta da reeleição para Mesa Diretora da Assembleia

A articulação que está sendo feita por um grupo de deputados para permitir a reeleição da Mesa Diretora ganha a crítica de alguns parlamentares. O deputado José Dias, autor da iniciativa que culminou com o fim da reeleição votado ano passado, desconhece o movimento.

“É uma coisa tão absurda que eu não acredito. O próprio presidente (Ricardo Motta) não patrocina isso em hipótese alguma. Isso foi coisa do passado. Não vejo razão para isso (a reeleição) prosperar. A assembleia (ao aprovar o projeto) deu um passo democratizante abrindo oportunidade para os 24 deputados se revezarem e tenho a maior confiança de que o presidente (Ricardo Motta) será o primeiro defensor disso”, disse o deputado José Dias.

O deputado Fernando Mineiro (PT) afirmou que é contrário ao projeto. “Sou contrário. Um projeto desse seria um retrocesso. É preciso que a gente leve a sério o que aprovamos, que foi o fim da reeleição”, destacou o petista.

postado por cleumy candido ás 14:26
fonte: al rn

ROSALBA PEDE QUE SECRETÁRIOS REESCREVAM O ORÇAMENTO DE 2011 E DESCARTA REAJUSTE A GREVISTAS


A reunião extraordinária que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) convocou com o secretariado, na noite desta segunda-feira (23/05) terminou sem maiores novidades. O encontro aconteceu na sede da Governadoria, no Centro Administrativo de Lagoa Nova, em Natal. Ao final, foi mantida a decisão de não conceder qualquer reajuste aos servidores públicos que estão em greve e, ainda, feita a orientação para que os secretários comecem a cortar gastos.

Durante a reunião a governadora Rosalba Ciarlini repetiu o discurso de que o Estado está acima do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso, assegurou que o Estado só vai conceder novos reajustes salariais quando estiver fora do limite de gastos com pessoal estabelecido pela lei.

Rosalba Ciarlini apresentou os dois novos membros de sua equipe: Anselmo Carvalho, novo secretário de Administração, e José Marlúcio Diogenes Paiva, que assumiu a presidência do IPERN (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado). Em seguida determinou que cada secretário reescreva o orçamento de 2011 do Governo do RN.

Essa foi a "novidade" da reunião. É que o orçamento deste ano foi elaborado na gestão de Iberê Ferreira de Souza (PSB). Rosalba quer a adequação ao programa de governo que ela apresentou durante a campanha eleitoral. A orientação é que se busque viabilizar o máximo de pontos do programa de governo, comprometendo o menor volume possível de recursos.

GREVES - Coube ao secretário do Gabinete Civil, Paulo de Tarso, comentar a onda de greves que está paralisando o Estado. Ele disse, durante a reunião, que o Governo vai respeitar o movimento dos trabalhadores, mas descartou conceder qualquer reajuste. Deixou ainda o sinalizador de que não haverá entendimento individual com cada categoria. As negociações só vão acontecer dentro de uma política conjunta para o funcionalismo.

O movimento dos professores mereceu um destaque em especial. Há informações de que o discurso da professora Amanda Gurgel denunciando a precariedade da educação pública potiguar, e que ganhou repercussão nacional, conseguiu incomodar o Governo. O assunto teria sido discutido durante a reunião.

Segundo Paulo de Tarso, o Governo vai aproveitar a folha salarial do mês de maio para pagar aulas suplementares que não eram pagas à categoria desde o ano passado. O secretário também prometeu quitar todo o passivo de férias dos servidores da educação.
postado por cleumy candido 14:21

terça-feira, 24 de maio de 2011 BETANIA RAMALHO CHEGA COM MEIA HORA DE ATRASO PARA REUNIÃO COM ROSALBA

A secretária de Educação, Betania Ramalho, não anda muito satisfeita. Está irritada com a repercussão da greve dos professores do RN, que ganha projeção nacional a partir do vídeo com o discurso da professora Amanda Gurgel. Final da semana passada circulou o boato de que a governadora Rosalba Ciarlini já pensa em mudar o comando da Educação.

Essa informação foi negada pelo líder do Governo na Assembléia Legislativa. O deputado estadual Getúlio Rego (DEM) disse que é preciso um prazo mais elástico para que se apresente resultados na educação. A própria secretária chegou a falar aos jornalistas, negando que vá deixar o cargo.

Bom, o fato é que em nenhum governo surge do nada o boato de que um membro do primeiro escalão vai cair.

No caso de Betânia, ela parece ter compreendido isso. A secretária parece meio atordoada. Nesta segunda-feira chegou com quase meia hora de atraso à reunião que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) havia convocado com os membros do primeiro escalão. Se não bastasse o atraso, Betania ainda demonstrou irritação quando, na chegada, alguns jornalistas perguntaram se ela iria apresentar nesse encontro alguma solução/proposta para por fim à greve dos professores.

Betania não escondeu a irritação, afirmou que não tinha proposta alguma e que só estava ali porque tinha sido convocada para uma reunião.

Como diria o comediante/radialista Mução, a mulher ficou "uma pôpa".
fonte: julierme torres

postado por cleumy candido ás: 14:15

Comissão Provisória do PSD no RN: Robinson Faria presidente, Ricardo Motta vice, Fábio Faria secretário e José Dias líder na Assembléia Legislativa

A Comissão Provisória do PSD no Rio Grande do Norte terá seis cargos.

A presidência ficará com o vice-governador Robinson Faria.

A vice-presidência será ocupada pelo deputado Ricardo Motta, presidente da Assembléia Legislativa.

O 1º secretário será o deputado federal Fábio Faria.

Os demais cargos da Comissão Provisória serão ocupados pelos deputados Raimundo Fernandes, Vivaldo Costa e Gesane Marinho.

O deputado José Dias vai ser o líder do PSD na Assembléia Legislativa.

É o que já foi definido pelo grupo que comandará o PSD no Estado, liderado por Robinson Faria.

POSTADO CLEUMY CANDIDO ÁS 09:12

Rosalba reúne secretariado, cobra resultados, e diz que Estado não tem dinheiro para cumprir com os planos de cargos e salários dos servidores públicos Fotos: Márlio Forte


Secretários saem da reunião com Rosalba com a responsabilidade de cortar as 'gorduras' de suas pastas

A reunião da governadora Rosalba Ciarlini com o seu secretariado na noite desta segunda-feira(23) não teve nada de novo. Ao menos para os servidores que estão em greve.

Rosalba repetiu outros governantes ao pedir o “empenho” de seu secretariado para vencer as “dificuldades financeiras” que assolam o Estado.

A governadora fez novamente uma referência ao Governo passado ao dizer que herdou 16 planos de cargos e salários, ficando impossibilitada de cumprir com o que foi aprovado pela Assembléia Legislativa em razão da Lei de Responsabilidade Fiscal(LRF).

Resumindo: o Governo não vai dar um tostão de aumento aos servidores e as greves irão continuar.

Segundo a governadora, os secretários precisam adequar os orçamentos de cada secretaria visando cumprir o que foi prometido durante a campanha eleitoral de 2010. Ou seja, Rosalba pediu que os secretários “apertem o sinto” e cortem o que puder cortar em termos de gastos.
O vice-governador Robinson Faria(na foto com Miguel Josino) destacou que o governo trilha o caminho certo da ética quando atendeu apelos da sociedade ao barrar a implementação da Inspeção Veicular, cancelou regimes especiais que não traziam benefícios para o povo do Rio Grande do Norte e conseguiu dirimir todas as dúvidas em relação a Copa de 2014.

"Estamos no caminho certo. E o empenho e esforço de cada secretaria logo será traduzido em benefício para a sociedade", disse o vice-governador.

postado por cleumy candido ás 08:37

Geraldo e Edinólia Melo podem ir para o PSD

O ex-senador Geraldo Melo e a ex-prefeita Edinólia Melo, que hoje são filiados ao PPS, podem desembarcar no PSD. Conversas neste sentido já estão acontecendo.

Indo para o PSD, o grupo de Geraldo Melo vai se unir ao grupo do vereador Júlio César, que já anunciou que irá trocar o PSDB pelo partido que será liderado no Estado pelo vice-governador Robinson Faria.

Caso isso aconteça, o PSD será um partido forte em Ceará-Mirim e disputará a sucessão do prefeito Antônio Peixoto com reais chances de vitória.

Resta saber quem será o candidato a prefeito e quem ficará à frente do PSD em Ceará-Mirim.
O grupo de Júlio César tem ligações estreitas com Robinson Faria, com o deputado federal Fábio Faria e com o deputado estadual Gustavo Carvalho, que deve ingressar no PSD.

Mas o grupo de Geraldo Melo, embora esteja desgastado, ainda tem um potencial eleitoral significativo em Ceará-Mirim, principalmente a ex-prefeita Edinólia Melo.

“Quem tem mais chances de vitória é Edinólia ou Júlio César? Claro que é Ednólia”, diz ao blog uma liderança política ligada a Robinson que defende o ingresso de Geraldo e Edinólia no PSD e a candidatura da ex-prefeita à sucessão de Peixoto.

É aguardar os acontecimentos.

postado por cleumy candido ás 08:30