22 de fev. de 2011




Ressentida, Wilma de Faria quebra o silêncio e solta o verbo contra o governo de Rosalba Ciarlini

A ex-governadora Wilma de Faria deixou o silêncio de lado, foi para o twitter e mandou brasa no governo de Rosalba Ciarlini.


Wilma soltou o verbo e nem esperou pelos 90 dias de administração, que normalmente é o período dado aos novos governantes para que se faça algum tipo de avaliação das ações implementadas.


Entre outras coisas, Wilma afirmou que "Rosalba não estava preparada para governar o RN".


Confira o teor das declarações de Wilma no twitter sobre o governo de Rosalba. Declarações de quem está com raiva ou ressentida:


- "O atual governo do RN dedicou-se ate agora a atacar as gestões passadas..."


- "É uma estratégia política atrasada de quem não estava preparada para governar o presente nem projetar o futuro do RN - como suspeitávamos – disse Wilma.


- "Divulgaram muitas inverdades, pintaram um quadro muito alem do real, denegriram a imagem do RN no Pais..."


- "..algo que prejudica a todos porque afasta investimentos privados e oportunidades de mais emprego, de que tanto precisamos".


- "Fizeram tudo isto, mesmo sabendo que estavam prejudicando o Estado, apenas com um objetivo: eleitoreiro".


- "..De desqualificar aquilo que me diferencia de todos eles, meu maior patrimônio político: minha capacidade de trabalho -"


- "minha marca maior. Testada, provada e comprovada em todos os meus mandatos à frente do executivo".


- "Querem me tirar do caminho deles. Não conseguirão. A democracia é feita com pluralidade".


- "Eu vou cumprir o meu papel no atual quadro político do Estado. Com plenitude e com a coragem que Deus nunca deixou me faltar".


- "Muitos estranharam meu silencio. Realmente, preferi me resguardar. Evitar um bate boca desigual..."


- "...que apenas atenderia os objetivos de quem tentou provoca-lo".


- "Preferi aguardar que os fatos falassem por si. E eles já começam a se manifestar. 'A verdade tarda mas nunca falha'".


- "Quem me conhece sabe: não sou de fugir ao debate. Comigo nada fica sem resposta. Sou mulher de responsabilidade cívica. Respeito a op. publ".


- "A partir de hoje vou estar aqui, com vocês, analisando os acontecimentos, dizendo o que penso e o que sei sobre a vida política do nosso RN".


- "Exercendo o meu papel de dirigente partidária e de oposição. Com responsabilidade mas com firmeza".


- "Vou começar enfrentando os temas que requerem esclarecimentos. Para reposição da verdade, que tem sido muito distorcida ultimamente..".


- "...de forma desigual, quase hegemônica, pela imprensa - salvo algumas exceções".


- "Vamos falar sobre o tal "rombo nas contas". Uma grande mentira!".


- "Rombo existiu no passado quando o partido que hoje governa o estado atrasava a folha dos funcionários".


- "Quando pagava menos que um salário mínimo a um servidor. Quando pagava professores com um famigerado abono que corroía seus direitos trab".


- "...Uma ilegalidade, um abuso, um absurdo. Eu nunca atrasei um só dia de pagamento a funcionário".


- "Problemas e dificuldades financeiras o Estado tem. É verdade. Há momentos em que se agrava, sim".


- "Quando assumi em 2002 a situação era muito pior. Os balanços estão ai para provar".


- "Mas fiz o meu trabalho e consegui investir, realizar grandes obras e fazer o estado crescer, gerar empregos e reduzir a pobreza".


- "É tudo uma questão de ajuste, de controle e de saber buscar os recursos. Coisa que todo governo deve fazer, principalmente no seu início".


- "Quer ver? Sabe quanto o governo arrecadou agora em Janeiro? Próximo a 600 milhões de reais. Em apenas um mês".


- "Sabe quanto gastou com a folha incluindo todos os poderes? Próximo a 200 milhões ou pouco mais do que isto".


- "Sabe quanto destinou para a divida? 25 milhoes, algo por aí".


- "Sabe quanto sobrou para custeio, programas e investimento? Mais de 200 milhões. O que esta sendo feito com este dinheiro? Boa pergunta!".


- "Vamos atras-Cade a transparência tao propalada nos discursos/por que tiraram do ar o portal que eu criei para mostrar as contas na internet?".


- "Minha gente, o novo governo esta querendo é fazer caixa. Juntar dinheiro para ficar forte...".


- "...enquadrar aliados incômodos, manobrar melhor o cenário político da forma pouco republicana a que estão acostumados".


- "Eles fazem este alarde todo para nao ter que dar aumento a funcionário...".


- "para se proteger melhor das reivindicações por mais recursos dos outros poderes, dos prefeitos pedindo convênios e obras p/seus municípios".


- "...para se desobrigar ou barrigar suas inúmeras promessas de campanha!".
Cidades
Edição de terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Sonho interrompido Uma cerca elétrica irregular vitimou o estudante André Batista da Silva, 11, durante jogo de futebol em Tangará
Paulo de Sousa

Mesmo morando no pequeno povoado de Lagoa do Feijão, em Tangará, a 88 quilômetros de Natal, o estudante André Batista da Silva, 11, tinha o sonho de ser jogador profissional de futebol. Para isso, ele treinava em um clube local e jogava bola todas as noites, em um campinho improvisado num terreno baldio da comunidade. Na noite do último domingo, esse sonho foi fatalmente interrompido. O garoto morreu eletrocutado ao encostar em uma cerca de arame farpado próxima ao campo, quando foi buscar a bola que foi chutada na direção do cercado. Segundo a polícia, José Lúcio da Silva, 40, que sofre de transtorno mental, teria eletrificado a cerca que circunda sua casa, ligada à do campo, de forma irregular. No entanto, ele não foi detido, segundo os policiais, por causa da sua condição. Familiares e amigos estão revoltados e exigem justiça.


Deficiente mental teria eletrificado cerca contínua a do campo Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
André Batista começou a jogar futebol por volta das 18h do domingo, juntamente com outros 20 garotos da comunidade. A chuva que caía naquela noite não impedia nem a ele ou aos demais de se divertirem. Já por volta das 20h30, enquanto ainda jogava, ele foi atrás da bola, que rolou para perto da cerca junta ao campo. O estudante Leonardo da Silva, 17, que participava da brincadeira, conta que o menino encostou a testa em um dos arames e as mãos em outro. Foi então que começou o desespero.

"Ele gritou, dizendo que estava levando um choque. Pensei que era brincadeira. Até o empurrei com o pé, para ver se ele parava. Mas aí senti o choque também". Outro colega da vítima, Rogério de Oliveira, 15, tentou ajudar o garoto, mas também sofreu uma descarga. "O chão estava molhado e só piorava. Foi muito assustador vê-lo gritando". Leonardo diz que só conseguiu soltá-lo ao amarrar uma camiseta à cintura do amigo e puxá-lo. Em seguida, populares que estavam em uma igreja evangélica próxima ao local socorreram o menino para o Hospital de Tangará, a cerca de dois quilômetros do povoado. No entanto, o garoto já chegou à unidade médica sem vida.

A polícia foi acionada para ir ao povoado. Osargento PM Carlos José de Lima, subcomandante do pelotão de Tangará, afirma que ao chegar constatou que a eletricidade da cerca na qual houve o acidente vinha de um fio da casa de José Lúcio. A fiação foi puxada de um poste e ligada à cerca que rodeia o terreno da sua do acusado. Essa estrutura é ligada aos arames do campo.

Os policiais então resolveram deter José Lúcio. Contudo, foram informados pela família que ele sofria de transtorno mental, além de ser surdo-mudo e sofrer de asma. "Quando entramos na casa, o acusado estava trancado em um quarto, todo encolhido e se mordendo", comenta Carlos Lima. O sargento diz que tentou entrar em contato com o delegado responsável pela cidade, Petrus Antonius, mas sem sucesso. "Precisava saber dele qual providência tomar, se podia prender ou deixar o acusado ali, já que era doente". Sem a resposta da autoridade policial, o subcomandante da PM local resolveu deixar o povoado e esperar a decisão do delegado.

O fato chocou familiares e moradores de Lagoa do Feijão. O paido garoto, o pedreiro Cícero Batista da Silva, 37, diz estar indignado e deseja que o acusado responda pela morte de seu filho. "Quero que ele seja punido de alguma forma. Sabemos que ele é mudo, mas louco não deve ser, já que mexeu com fiação elétrica. Nenhum doido faria isso. O que ele fez foi por maldade mesmo".

Sua família está muito abalada com tudo o que aconteceu. "É muito duro para nós perdê-lo dessa maneira". O corpo de André Batista foi velado em sua casa e recebeu a visita de muitos moradores de Lagoa do Feijão, todos comovidos. Ele foi sepultado na tarde de ontem, no cemitério da cidade.

O delegado Petrus Antonius explica que é preciso analisar se houve intenção em provocar a morte de alguém. Ele diz que a decisão do sargento PM Lima de não prender o portador de transtorno mental foi acertada. O delegado diz que, provavelmente, a punição para o acusado deverá ser a internação em um hospital psiquiátrico.

--------------------------------------------------------------------------------
Deputado Walter Alves afirma: PMDB estará unido em 2012 e terá candidato próprio

Líder do PMDB - o maior partido - na Assembleia Legislativa, o deputado Walter Alves declarou, em entrevista no começo da noite, na 98FM, que o PMDB terá candidato próprio à Prefeitura de Natal no próximo ano.
E mais: que ele, o pai ministro Garibaldi Filho, e o primo deputado Henrique Alves, vão estar no mesmo palanque.
Fazendo as contas...Waltinho e o pai Garibaldi descerão a rampa da Governadoria, deixando de dar apoio-colaboração ao governo Rosalba Ciarlini, caso o DEM leve à frente a candidatura do deputado Felipe Maia...
E Henrique descerá as escadas do Palácio Felipe Camarão com seus secretários-indicados, já que a prefeita Micarla de Sousa é candidata à reeleição.

Na entrevista à emissora, o deputado Walter Alves não falou em nomes...
Questionado se ele poderia ser o candidato a prefeito, o filho de Garibaldi disse que seu desejo é continuar na Assembleia.
Afinal de contas, tem apoio do ministro que, do alto dos seus mais de 1 milhão de votos na disputa pelo Senado, tem vez e voz no governo rosa, e já combinou que o herdeiro será o nome forte para ocupar a presidência da Assembleia Legislativa a partir de fevereiro de 2013
“Temos mais de 40 prefeitos e mais de 200 vereadores, e o desejo do partido é que o PMDB dispute a Prefeitura da capital”, disse Walter, afirmando que uma eleição se vence com alianças, quando se referia ao deputado Felipe Maia, e emendando que o PSDB (do deputado Rogério Marinho), também deverá ser aliado. "O PSDB também esteve conosco”...






Fábio Faria fará discurso de 25 minutos no plenário da Câmara

O deputado federal Fábio Faria discursará hoje no plenário da Câmara.
Fábio está inscrito para usar a tribuna no segundo expediente, às 15 horas.
Discurso pronto para falar de ações de combate ao uso do crack - ele é presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Crack - e aproveitará os 25 minutos para diversificar o discurso.
Vai falar de Copa do Mundo, especificamente da participação de Natal como sede; de reforma política e de turismo.


SANTO DO DIA


"Santa Margarida de Cortona"

A penitência marcou a vida de Margarida que nasceu em 1247, em Alviano, Itália. Foi por causa de sua juventude, período em que experimentou todos os prazeres de uma vida voltada para as diversões mais irresponsáveis.

Margarida ficou órfã de mãe, quando ainda era muito criança. O pai se casou de novo e a pequena menina passou a sofrer duramente nas mãos da madrasta. Sem apoio familiar, ela cresceu em meio a toda sorte de desordens, luxos e prazeres. No início da adolescência se tornou amante de um nobre muito rico e passou a desfrutar de sua fortuna e das diversões mundanas.

Um dia, porém, o homem foi vistoriar alguns terrenos dos quais era proprietário e foi assassinado. Margarida só descobriu o corpo, alguns dias depois, levada misteriosamente até ele pela cachorrinha de estimação que acompanhara o nobre na viagem. Naquele momento, a moça teve o lampejo do arrependimento. Percebeu a inutilidade da vida que levava e voltou para a casa paterna, onde pretendia passar o resto da vida na penitência.

Para mostrar publicamente sua mudança de vida, compareceu à missa com uma corda amarrada ao pescoço e pediu desculpas a todos pelos excessos da sua vida passada. Só que essa atitude encheu sua madrasta de inveja, que fez com que ela fosse expulsa da paróquia. Margarida sofreu muito com isso e chegou a pensar em retomar sua vida de luxuria e riqueza. No entanto, com firmeza conseguiu se manter dentro da decisão religiosa, procurando os franciscanos de Cortona e conseguindo ser aceita na Ordem Terceira.

Para ser definitivamente incorporada à Ordem teria que passar por três anos de provação. Foi nesta época que ela se infligiu as mais severas penitências, que foram vistas como extravagantes, relatadas nos antigos escritos, onde se lê também que a atitude foi tomada para evitar as tentações do demônio. Seus superiores passaram a orienta-la e isso a impediu de cometer excessos nas penitências.

Aos vinte e três anos Margarida de Cortona, como passou a ser chamada, foi premiada com várias experiências de religiosidade que foram presenciadas e comprovadas pelos seus orientadores espirituais franciscanos. Recebeu visitas do anjo da guarda, teve visões, revelações e mesmo aparições de Jesus, com quem conversava com freqüência durante suas orações contemplativas.

Ela percebeu que o momento de sua morte se aproximava e foi ao encontro de Jesus serenamente, no dia 22 de fevereiro de 1297. Margarida de Cortona foi canonizada pelo Papa Bento XIII em 1728 e o dia de sua morte indicado para a sua veneração litúrgica.
Presidente do BNDES comunica a Rosalba que o Rio Grande do Norte terá R$ 15 bilhões em investimentos



O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou ontem, em Sergipe, que a empresa pública federal acredita na viabilidade do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. "Nós temos interesse em ver o projeto decolar", assegurou o presidente ao receber em audiência reservada a governadora Rosalba Ciarlini, pouco antes da abertura do XII Fórum dos Governadores do Nordeste.

Acompanhado do diretor Elvio Gaspar, secretária de Desenvolvimento Regional, Helena Lastiar, e dos chefes do Departamento do NE, Paulo Guimarães e Ricardo Rodrigues, o presidente do BNDES comunicou que grandes empresas já demonstraram interesse no aeroporto e a expectativa é que até meados de abril saia o edital sobre o modelo de concessão. "Estamos conversando com a Anac e esperamos que neste período o trabalho para o lançamento do edital esteja concluído", ressaltou Coutinho que deve repassar relatório, assim como a Anac (Infraero), ao Tribunal de Contas da União (TCU).

A governadora Rosalba Ciarlini disse que está entusiasmada com o ritmo das medidas para o aeroporto, adiantando que procurou ver os gargalos e autorizou a Caern a elaborar um projeto para atender o aeroporto, bem como planejamento de ações pontuais como energia e acesso.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, que estava na audiência, confirmou o interesse de grandes investidores para o aeroporto. "Nos próximos dias a governadora deve receber um grupo de investidores alemães", disse o secretário, acrescentando que o BNDES deve investir na economia do RN cerca de R$ 15 bilhões, dos quais R$ 1,5 bilhão no aeroporto, R$ 1 bi na Copa do Mundo; R$ 8 bilhões em energia eólica, R$ 2 bilhões na Petrobras; R$ 2,5 bi em recursos hídricos.

Embora a presidenta Dilma não tenha citado o aeroporto de São Gonçalo durante o discurso no fórum, a governadora ficou satisfeita ao ouvi-la dizer que investirá R$ 120,4 bilhões no PAC 2 em obras. "Como a presidenta já havia me dito que o aeroporto é uma questão de honra, confio que nosso aeroporto está entre essas obras", concluiu.

Dilma Rousseff garante recursos para barragem

Anunciando investimento de R$ 120 bilhões para a região Nordeste até 2017, entre eles a Barragem de Oiticica, a presidenta Dilma Rousseff também fez questão de agradecer ao povo nordestino pelo resultado obtido nas eleições na região. Ela disse que o Governo Federal vai desenvolver um projeto estratégico para fomentar o desenvolvimento e promover a inclusão social na região. As afirmações foram feitas durante a solenidade de abertura do XII Fórum dos Governadores do Nordeste, na Barra dos Coqueiros, em Aracaju (SE), na manhã de ontem.

"Vamos buscar observar o país a partir do Nordeste, nos empenhando para promover o resgate de uma parcela da dívida que temos com essa população", anunciou Dilma, ao afirmar que pretende fomentar um processo de crescimento econômico na região com índices acima do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que se situa num patamar de 7% ao ano. "É necessário que o Nordeste continue crescendo acima da média nacional para buscarmos reduzir essas desigualdades", apontou a presidenta.

Segundo ela, foi justamente este crescimento acima da média na região que contribuiu para que o país não sofresse tanto com os efeitos da crise econômica mundial. "Foi nesse cenário que o Nordeste continuou crescendo e sustentou a situação do país", lembrou. Ainda de acordo com a presidenta, entre os maiores desafios dessa nova meta de desenvolvimento está a promoção da inclusão social focada no combate às desigualdades regionais.

Governadora fica satisfeita com reunião

A governadora Rosalba Ciarlini considerou o Fórum de Governadores do Nordeste, realizado ontem, em Sergipe, uma grande oportunidade para o Rio Grande do Norte com os compromissos assumidos pela presidenta Dilma Rousseff. "A presidenta disse que está cuidando pessoalmente do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante e quer o lançamento do edital entre o fim de março, começo de abril", revelou. Dilma assegurou obras da Copa, da Barragem de Oiticica e de irrigação.

Após o encontro, a governadora Rosalba Ciarlini conversou com a imprensa nacional e reforçou que Natal continua como uma das sedes da Copa 2014.

Ela justificou sua fala dizendo que as informações negativas divulgadas recentemente causam insegurança aos investidores e a Copa em Natal não se resume à Arena das Dunas, mas há muitos outros empreendimentos a serem executados.
Ministério Público Federal denuncia ex-prefeito de Martins e condena ex-prefeito de Jucurutu

O Ministério Público Federal em Mossoró denunciou nesta segunda-feira(21) o ex-prefeito do município de Martins, Marcos Antônio Chagas Fernandes de Queiroz, e o ex-tesoureiro da Prefeitura, Irafran da Rocha Formiga.


Os dois são acusados de desviar, em proveito próprio, R$ 480 mil. O valor deveria ter sido empregado na construção de uma unidade de saúde.


De acordo com informações colhidas pelo MPF/RN, em 2001, o município e o Ministério da Saúde assinaram o Convênio nº 2529/2001 com o objetivo de construir a unidade de saúde, mas o relatório de verificação constatou que a obra nunca foi concluída e sequer atende à população.


Apesar disso, o valor do convênio foi integralmente repassado e sacado pelo tesoureiro da Prefeitura, em cheque nominal a ele.


A denúncia será apreciada pela Justiça Federal em Mossoró.


Jucurutu


Uma outra ação penal ajuizada pelo Ministério Público Federal na cidade de Caicó resultou na condenação do ex-prefeito de Jucurutu, Luciano Araújo Lopes, e da ex-tesoureira do município, Francisca Martins Sobrinha Lopes, por desvio de verba pública federal.


De acordo com a denúncia, os recursos desviados eram destinados à execução do Programa Agente Jovem daquela cidade.


A sentença da Justiça Federal fixou pena de quatro anos e oito meses de reclusão ao ex-gestor e de quatro anos e um mês de reclusão para a ex-tesoureira.


Além da penalidade de reclusão para os denunciados, a Justiça Federal em Caicó determinou a perda do cargo público estadual que a ex-tesoureira exerce atualmente e decretou que ambos não poderão exercer cargo ou função pública por cinco anos, sem prejuízo da reparação do dano ao erário.

O tempo de reclusão fixado para a ex-tesoureira pode ser cumprido em regime aberto, enquanto o cumprimento da punição imposta ao ex-prefeito foi estabelecido em regime semi-aberto.


De acordo com a sentença, os dois podem recorrer contra as acusações em liberdade.